sábado, 19 de junho de 2010

Assassinos famosos do cinema de terror (Parte I)

Depois de um post sério hora de dar uma descontraída, no post de hoje vou falar um pouco sobre os slasher famosos do cinema. Antes de mais nada slasher vem do inglês slash (não o guitarrista ) que significa cortar, retalhar. Logo esse nome foi usado para classificar uma categoria de filmes de terror que geralmente envolvem maníacos homicidas que saem matando durante todo o filme e terminam "morrendo" no final. Uma das características dos slashers é o fato deles só usarem facões, serras elétricas e outros tipos de armas brancas e também serem forças malignas virtualmente indestrutíveis. Vários filmes desse estilo foram feitos, vários personagens foram apresentados, mas apenas alguns ficaram marcados na cultura popular, aqui vai a primeira parte, falando de ninguém menos do que...

Freddy Krueger:

One, Two, Freddy's coming for you...

O mestre dos sonhos, o famoso assassino da rua Elm, Freddy apareceu pela primeira vez no filme de Wes Craven A Nightmare on Elm Street (1984), o clássico A Hora do Pesadelo como ficou conhecido por aqui, onde foi interpretado Robert Englund que passaria a ser o Freddy em todos os filmes até o remake que saiu esse ano . As marcas registradas de Freddy (o nome completo é Frederick Charles Krueger) são o suéter vermelho com listras verdes, chapéu fedora meio amassado e a famosa luva com garras na mão direita.


Photobucket
Three, Four, Better lock your door...

A criação do personagem de acordo com o próprio Craven teve como base eventos que ocorridos nos anos 1970 quando ocorreu uma série de mortes misteriosas em que todas as vítimas disseram ter tido horríveis pesadelos e todas morreram durante o sono. Continuando com as bases reais o nome Krueger veio de um valentão que atormentava Craven na escola e também uma experiência que ocorreu quando ele tinha onze anos e viu um homem sem teto passando por sua janela durante a noite (e que o assustou muito). As cores do suéter vieram de uma informação de que as cores vermelha e verde são as que causam mairo choque na retina humana. As cores também são uma homenagem ao Homem Borracha um super-herói com poder de transformar seu corpo em praticamente qualquer coisa mas com as cores de seu uniforme (vermelho e amarelo se não me engano) assim como o Freddy. A inspiração para as garras, de acordo com Craven, veio de seu gato em uma noite em que ele viu o bichano arranhar o sofá. Um detalhe curioso é que originalmente Freddy teria molestado suas vitímas antes de as matar esse fato não foi levado em frente na série original porque seria algo pesado demais para a epóca, mas essa idéia volta a ser usada no remake do filme.


<span class=
Five, Six Grab a Crucifix...


A série original teve sete filmes (com a morte de Freddy no sexto) eles foram:

1-A Hora do Pesadelo (A Nightmare on Elm Street) de 1984.
2-A Hora do Pesadelo 2 - A Vingança de Freddy (A Nightmare on Elm Street 2: Freddy's Revenge) de 1985.
3-A Hora do Pesadelo 3 - Guerreiros dos Sonhos (A Nightmare on Elm Street 3: Dream Warriors) de 1987.

4 -A Hora do Pesadelo 4 - O Mestre dos Sonhos (A Nightmare on Elm Street 4: The Dream Master) de 1988.
5 - A Hora do Pesadelo 5 - O Maior Horror de Freddy (A Nightmare on Elm Street 5:The Dream Child) de 1989.

6 - A Hora do Pesadelo 6 - Pesadelo Final - A Morte de Freddy (Freddy's Dead: The Final Nightmare) de 1991.

7 - O Novo Pesadelo (Wes Craven's New Nightmare)
de 1994.



Photobucket
Seven, Eight, Better stay up late...

As aparições de Freddy não se limitaram apenas aos filmes que levam o nome da rua Elm (local onde moravam suas vitímas) ele também fez uma rápida ponta no filme Sexta-Feira 13 - Parte 9: Jason Vai Para o Inferno, A Última Sexta-Feira (Friday The 13th - Part 9: Jason Goes To Hell, The Last Friday) de 1993, no filme a ponta de Krueger se resume a apenas puxar a máscara de Jason para debaixo da terra, essa ponta serviu como pontapé inicial para o grande encontro dos dois maiores ícones dos filmes de terror: Freddy Krueger e Jason Vorhees (tema de uma futura postagem) no filme "Freddy Vs. Jason" de (2003). Freddy também ganhou uma série de TV que passou por aqui com o nome de "O Terror de Freddy Krueger" (Freddy's Nightmares) que se iniciou em 9 de Outubro de 1988 e acabou em 10 de Março de 1990, a série teve duas temporadas tendo um total de 44 episódios (alguns dos episódios da série foram exibidos pelo SBT). Na série Freddy (interpretado como sempre por Robert Englund) aparece como o "apresentador" dos episódios, num estilo parecido com o "Além da Imaginação". Freddy também várias histórias em quadrinhos de várias editoras (até a Marvel lançou uma adaptação do filme, se não me engano) atualmente os direitos do persongem estão com a Wildstorm que tem feito um trabalho com as histórias do personagem, entre elas um mega croosover que serviu como "continuação" do filme "Freddy Vs. Jason" que reuniu além das duas figuras o Ash da série "Uma Noite Alucinante". O Crossover chamado "Freddy Vs. Jason Vs. Ash" que rendeu uma continuação com o subtítulo de "Nightmare Warriors" (ou Guerreiros dos Pesadelos numa tradução livre).



Photobucket
Ninte, Ten, Never Sleep Again...

Mas não são só os quadrinhos que se inspiraram no mestre dos sonhos, as referências a Freddy na cultura popular são várias e vastas. Na sétima temporada da série de TV "Os Simpsons",durante o especial de dias das bruxas, é feita uma paródia do filme A Hora do Pesadelo tendo o Jardineiro Willie como Freddy Krueger, na décima temporada, no episódio de Dias das Bruxas número 9, a piada do sofá começa com toda a família sendo morta e o Freddy e o Jason sentados no sofá (a única fala de Freddy é feita por Robert Englund), na sexta temporada Freddy pode ser visto como um dos fantasma que ajudam Homer a sair do freezer durante a paródia de "O Iluminado". A luva também pode ser vista no episódio em que Sideshow Bob ameaça Bart por meio de cartas anônimas, na sequência em que Bart vai para a escola Ned Flanders aparecem usando a famosa luva do Freddy.
Freddy também é foco de quatro músicas elas são:

-"Freddy Krueger" pelos "Stormtroopers of Death".
-"Are You Ready for Freddy?" pelos "The Fat Boys" (no vídeo Robert Englund aparece vestido de Freddy Krueger e persegue os membros do grupo).
-"Nightmare on My Street" por "Fresh Prince"
-"Freddy Kreuger" pela banda "Reuben"


Para quem ficou curioso com o vídeo dos Fat Boys aqui vai o link para ele no Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=XDUl5Ke5jbM


Bom, esse foi o meu especial sobre o Freddy Krueger, espero que tenham gostado.

Bons sonhos!

P.S:Não sei quando mas o próximo vai ser sobre o assassino de máscara de hóquei preferido de todos: Jason Vorhees. Até lá.








terça-feira, 1 de junho de 2010

Evil Dead:A Fistful Of Boomstick

Bom, como primeira análise vou falar sobre um bom jogo para PS2 baseado na série Evil Dead (conhecida, no Brasil, como Uma Noite Alucinante a partir do segundo filme). Essa vai ser minha primeira análise de um jogo, então qualquer dica de como melhorar será muito bem vinda, sem mais delongas aqui vamos nós:

Evil Dead:A Fistful Of Boomstick (PS2)

Photobucket

Ficha:
Produtora:VIS Entertainment
Distribuidora:THQ
Gênero:Ação
Data de lançamento:2o de Maio de 2003
Outras versões disponíveis:X-Box


História:
Como já disse, esse jogo foi baseado na série Evil Dead (dirigida pelo Sam Raimi, é, esse mesmo que dirigiu os 3 filmes do Homem-Aranha.), para quem não conhece não vou tentar fazer uma introdução porque sou péssimo nisso e posso acabar falando demais e estragando o filme. Tudo o que vocês precisam saber é que o herói da série, Ash (Bruce Campbell) luta contra os Deadites (zumbis invocados pelo Necronomicon) armado com uma calibre doze de cano serrado e uma motoserra na mão direita.
No jogo Ash (dublado pelo Bruce Campbell) armado de sua fiel doze e motoserra precisa enfrentar mais uma vez os Deadites libertados através da leitura do Necronomicon Ex Mortis (ou simplesmente livros dos mortos), só que desta vez o livro foi lido em uma rede de TV e transmitido para toda a cidade de Dearborn, o que termina por transformar basicamente quase todos os habitantes da cidade em zumbis.

Jogabilidade:
O jogo possui uma boa jogabilidade, apesar de que em certos momentos você possa ter uma certa dificuldade em realizar combos (leia-se empalar zumbis na motossera), mas com um pouco de prática tudo se resolve. O jogo em alguns momentos se torna bastante repetitivo tanto nas lutas, (os inimigos também não são lá muito inteligentes só se tornam um problema quando estiverem em grandes grupos. Já os chefes do jogo são os oponentes mais interessantes de todo o jogo.), ou nos objetivos (depois de um certo tempo se torna casativo ir do ponto A para o B depois voltar para o A e ir pro C.). Também há a presença de alguns pequenos quebra-cabeças, mas nada muito complicado. Outro ponot ruim é o fato de alguns cenários serem escuros ao ponto de não se conseguir enxergar muito bem o caminho.
O sistema de combate é bom apesar de ser um pouco limitado no que se diz respeito à combos (o melhor é empalar o inimigo na motoserra), além da motoserra, a calibre doze (carinhosamente batizada de pau de fogo) também se fazem presente no jogo, ao decorrer dele você vai conseguindo mais armas e também feitiços para auxiliar no serviço.

Photobucket

Gráficos:
Definitivamente é um dos pontos mais fracos do jogo, Ash ganhou uma modelagem muito boa, tão boa que gera uma sensação de estranheza quando comparado a outros personagens durante o jogo. As animações entre fases são muito bem feitas.

Som:
Trilha sonora muito boa (apesar de um pouco repetitiva) os sons dos tiros e da serra ficaram ótimos, sem falar na dublagem do Bruce Campbell.

Geral:A Fistful Of Boomstick é um ótimo jogo para PS2 apesar de possuir uma série de pequenos defeitos (boa parte deles resolvidos no Evil Dead Regeneration, que fica para uma próxima análise) isso não chega a afetar muito o jogo. O modo história é muito curto, mas há um modo de desafio que pode ser desbloqueado ao longo do jogo o que aumenta a vida útil do jogo (todos os extras são desbloqueados ao longo do modo história).

Nota:7,8 (de 10) - Bom.


Pois é, essa foi minha primeira análise, por favor comentem.

Apresentação

Bom, bem-vindos ao Lugar Comum (esse titúlo é provisório), aqui pretendo falar sobre jogos, HQs e em qualquer coisa que der na telha.