segunda-feira, 30 de agosto de 2010

HQs para iniciantes I

Buenos dias, estou de volta mais uma vez para falar sobre quadrinhos, dessa vez, no entanto, vou fazer uma outra abordagem. Pensando com os meus botões nesses últimos dias, achei que seria uma boa fazer uma postagem especial para aqueles que querem começar a ler mas não sabem por onde começar, na teoria essa será a primeira de várias postagens sobre o assunto. Antes de mais nada, quero deixar bem claro que aqui darei maior ênfase a minis, graphic novels ou edições fechadas, evitando mecher com arcos ou histórias fortemente marcadas ou influenciadas pela cronologia. Bom, sem mais delongas aqui vamos nós.


HQS PARA INICIANTES - PARTE I:O COMEÇO


Photobucket

Como primeiro alvo eu escolhi uma mini bem básica, Batman:Ano Um, uma ótima história do Cavaleiro das Trevas, um dos melhores trabalhos do mestre Miller.
A história retomada um dos assuntos mais abordados da história do Homem Morcego, a chegada de Bruce Wayne à Gotham depois de muitos anos no exterior o começo da sua carreira (sua ausência já foi trabalhada de forma maestral pelo mestre O'Neil na história "O Homem Que Cai")
A mini na verdade se trata de um arco (eu sei que disse que ia tentar evitá-los mas esse arco é um caso raro pois faz parte e é aparte da cronologia, podendo ser lido sem nenhum problema), esse arco saiu na série oficial do morcego (números 404-407) num período em que a DC pretendia por ordem na casa (se você sabe dos universos paralelos já tem alguma ideia da bagunça). Seu elenco principal foi dado a grandes nomes, e o morcego ficou nas mãos de Frank Miller. A mini aborda os primeiros dias de carreira do Batman, a volta de Bruce Wayne para Gotham, a chegada de James Gordon na cidade, e estabelece um ponto importante na mitologia, o fato da polícia de Gotham ser corrupta (o que dá uma maior credibilidade a história).
Além desse elenco principal, também é mostrada a "origem" da Mulher-Gato, como ocorreu a escolha do símbolo, e a primeira ação do Batman como vingilante. Uma história realmente marcante para o personagem, mestre Miller em plena forma, a arte se casa de uma maneira belíssima com o argumento, e é ideal para quem quer começar a ler algo do personagem. A história é tão emocionante que você mal vê o tempo passar ao ler esse arco, falo por experiência própria, fui ler só o começo em uma tarde, quanto vi foi o arco todo.
Essa obra-prima dos quadrinhos também influenciou o filme Batman Begins (o final do filme e o rádio para chamar morcegos vieram dessa história).

Pra quem quiser dar uma olhada na mini:

Versão da Abril:*http://rapidshare.com/files/416520444/Batman_-_Ano_Um.pdf

Versão com todas as capas:
*http://www.4shared.com/document/2k5E-ncA/Batman_404_-_Ano_Um_-_Parte_1_.html
*http://www.4shared.com/document/RMf1TW3f/Batman_406_-_Ano_Um_-_Parte_3_.html
*http://www.4shared.com/document/9M73nE4D/Batman_405_-_Ano_Um_-_Parte_2_.html
*http://www.4shared.com/document/HrcF4tI4/Batman_407_-_Ano_Um_-_Parte_4_.html




Bom taí o meu conselho, sei que ficou bem fraquinho mas espero ir melhorando com o tempo, mais uma vez, peço vossos comentários.

Agradecimentos especiais ao GibiHQ! e a todos os conhecedores da cronologia do morcego pela ajuda nessa matéria.