quarta-feira, 7 de março de 2012

Assassinos famosos do cinema de terror (Parte II) - ATUALIZADO E CORRIGIDO

Bem-vindos, criaturas das trevas! Como prometido, essa postagem de hoje será dedicada ao "homem por trás da máscara" é claro que estou falando de...


Jason Voorhees





O famoso assassino da máscara de hóquei teve sua primeira aparição (na verdade uma ponta) no final do primeiro Sexta-Feira 13 (Friday the 13th de 1980), assumindo o "comando" da série apenas na Parte II (Friday The 13th de 1981) e ganhando a famosa máscara (a original foi uma usada pelos Detroit Red Wings em 1950) na Parte III (de 1982). Jason foi criado por Victor Miller, e seu visual final teve contribuições de Ron Kurz, Sean S. Cunningham e de Tom Savini. O nome Jason, veio de uma combinação de "Josh" e "Ian" nome dos filhos de Miller, o sobrenome Vorhees foi retirado de uma garota que Miller conheceu no colegial, cujo sobrenome era Van Vorhees. Ao contrário do que aconteceu com Freddy Krueger que foi interpretado por apenas uma ator, Jason já foi interpretado por vários atores e dublês se tornam difícil chegar a um concensso sobre para quem deve ser dados os devidos créditos. Aqui vai uma pequena lista com alguns dos atores reconhecidos no papel:

Ari Lehman (Jason criança da Parte I)
Warrington Gilette (Parte II, cena inicial onde Jason vai para casa de Alice e cena final) e Steve Dash (na maioria das cenas)
Richard Brokker ( Parte III)
Ted White (Parte IV e num foto da Parte VII)
Tom Morga (nos flashbacks da Parte V) na cena incial do pesadelo de Tommy e queda do celeiro o papel é do dublê John Hock.
C.J. Graham (Parte VI e também no clipe de Alice Cooper) e Dan Bradley na cena do Paintball

Kane Hodder ( Partes VII, VIII, IX e X)
Ken Kirzinger (em Freddy Vs. Jason)
Derek Mears (no reboot da série feito em 2009)


Agora vamos falar um pouco sobre a franquia...




Algo que vale a pena se lembrar é que Jason não é o assassino principal no primeiro Sexta-Feira, esse papel fica à cargo de Pamela Vorhees, sua mãe que foi cozinheira no Acampamento Crystal Lake e que passou a ir atrás de vinganca após seu único filho, Jason, "morrer" afogado no Lago. Na parte II, a história sobre uma pequena alteração, com Jason não tendo morrido afogado no Lago e estar à solta pelo acampamento , o usando como moradia e o protegendo contra invasores. Ao longo da série Jason se mantém como o assassino principal, menos na PartevV (apesar desse ser mais tarde desconsiderado da cronologia da série). À partir da parte VI, Jason ganha força sobre-humana, poderes regenerativos e invulnerabilidade. Também vale lembrar que o visual de Jason sofre mudanças ao longo da série, como exemplo o Jason do parte II tinha cabelo e barba e não era "corcunda" (fora o saco na cabeça), já o Jason do parte III perde os cabelos (esse visual vira o predominante pelo resto da série) e ganha uma "corcunda". A série teve dez partes que foram respectivamente:

Sexta-Feira 13 (Friday the 13th de 1980)
Sexta-Feira 13 - Parte II (Friday the 13th - Part II de 1981)
Sexta-Feira 13 - Parte III (Friday the 13th - Part III de 1982)
Sexta-Feira 13 - Parte IV:O Capítulo Final (Friday the 13th - The Final Chapter de 1984)
Sexta-Feira 13 - Parte V:Um Novo Começo (Friday the 13th - A New Beginning de 1985)
Sexta-Feira 13 - Parte VI:Jason Vive (Friday the 13th pAER VI:Jasons Lives de 1986)
Sexta-Feira 13 - Parte VII:A Matança Continua (Friday The 13th - Part VII:The New Blood de 1988)
Sexta-Feira 13 - Parte VIII:Jason Ataca em Nova York (Friday The 13th - Part VIII:Jason Takes Manhattan de 1989
Sexta-Feira 13 - Parte IX:Jason Vai Para o Inferno, A Última Sexta-Feira (Jason Goes To Hell:The Last Friday de 1993)
Jason X (Jason X de 2002)


Em Fevereiro de 2009, foi lançado o documentário His Name Was Jason: 30 Years of Friday the 13th (Seu nome era Jason: 30 anos de Sexta-Feira 13, numa tradução livre, a primeira parte faz referência a uma fala de Pamela no primeiro filme), dirigido por Daniel Farrands, apresentado pelo mestre Tom Savini, que entrevista o elenco e equipe de cada filme de Sexta-Feira 13, também há entrevistas com jornalistas e outros diretores sobre o que eles acham da série.



Assim como Freddy Krueger, Jason conseguiu definitvamente um lugar (bastante merecido) na cultura popular. O personagem já estrelou romances, quadrinhos (os melhores pelo selo Wildstorm, um dia espero falar sobre eles) rendendo até um encontro com o Leatherface ( ou Cara-de-Couro),inspirou músicas, e se não me engano houve até um jogo baseado na franquia (para o Super Nintendo, acho) também no campo dos jogos podemos ver uma notável semelhanças entre o Rickster de Splatterhouse com o Jason. Entre as homenagens já feitas na TV ao personagem e a série vale a pena lembrar:

-O décimo quinto episódio da terceira temporada da série Psych, que recebeu o nome de Terça-Feira 15, que apresenta a abertura do primeiro filme e no enredo um assassino bastante parecido com o Jason.

-Pode ser visto como uma inspiração ao Casey Jones das Tartarugas Ninjas que usa uma máscara de hóquei.

-Várias aparições em seriados como Os Simpsons, Frango Robô e Uma Família da Pesada.


E só pra finalizar aqui vão algumas curiosidades sobre o Jason:

Jason Voorhees Nascido em 13 de junho de 1946

Total de pessoas mortas pelo psicopata 171

Número de cadáveres encontrados pendurados no teto ou dentro de um armário 85

Quantas chacinas ocorreram depois que as vítimas tiveram o carro enguiçado ou atolado na lama 7

Apesar das inúmeras tentativas das vítimas,Jason sempre sobrevive aos ataques.

Ele ja foi atingido por:

*50 tiros
*23 tentativas de esfaqueamento
*19 vasos atirados contra sua cabeça
*15 barras de ferro fincadas ao longo de seu corpo
* Foi afogado em lixo tóxico
* Foi explodido
* Foi enforcado

Pois, é essa foi a minha matéria sobre o assassino da máscara de hóquei favorito de todos nós, espero que tenham gostado, e para finalizar com chave de ouro vou colocar o clipe com a música feita por Alice Cooper para o filme Sexta-Feira 13 Parte - VI (essa música saiu em 1986 no álbum Constrictor)


Agradecimentos especiais ao Sexta-Feira 13 - Brasil