sexta-feira, 8 de junho de 2012

Cthulhu Files Parte I - Biografia

Saudações fieis leitores! Como havia me pronunciado na postagem anterior, dedicaremos o mês de Junho a memória do mestre do horror e fantasia H.P. Lovecraft. E que maneira melhor de começarmos algo do que com uma breve história da vida dele? Sigam-me os bons!

                     "A emoção mais antiga e mais forte da humanidade é o medo, e o mais antigo e mais forte de todos os medo é o medo do desconhecido" - H.P.Lovecraft

 Howard Phillips Lovecraft nasceu no dia 20 de Agosto de 1890 em Providence, Rhode Island. Sua mãe era Sarah Susan Phillips Lovecraft (cujas origens familiares remontavam aos primeiros colonizadores) e seu pai Winfield Scott Lovecraft (um vendedor ambulante da firma Gotham & Co., Silversmiths). Quando tinha três anos de idade, seu pai sofreu um colapso nervoso, permanecendo em estado de como por cerca de 5 anos antes de falecer em 19 de Julho de 1898. A responsabilidade de criar o garoto recaiu então sobre sua mãe, duas tias e seu avô, Whipple Van Buren Phillips - que a título de curiosidade foi quem despertou o gosto do garoto para o fantástico.
    Algo bastante digno de nota era a notável precocidade do garoto. Aos dois anos de idade já recitava poesias, aos três lia e compunha seus próprios poemas por volta dos 6 anos. Outra curiosidade é Lovecraft era uma criança bastante doente, boa parte dessas doenças tinham uma provável origem psicológica, tendo frequentado a escola de maneira esporádica, tendo aprendido muito através de leituras independentes. Sendo assim um autodidata incrível.
   Em 1904, seu avô falece, levando a família a um estado de pobreza devido a dilapidação do patrimônio. Ele e sua mãe se veem forçados a abandonar a o antigo lar e sua mudar para acomodações mais apertadas e insalubres.
  Em 1908, sofre um colapso nervoso o que o força a abandonar a escola sem receber o diploma do ensino médio. Isso e o seu subsequente fracasso em entrar em uma universidade foram dois eventos que o envergonharam por toda a sua vida.
  Em 1917 volta ao mundo do terror, tema que já havia abordado antes em seus primeiros contos como A Besta na Caverna (The beast in the cave, 1905) e O Alquimista (The Alchemist, 1908) - que saíram por aqui em terras tupiniquins no livro A Tumba e Outras Histórias da LP&M. Em 1923 publica o seu primeiro trabalho profissional, Dagon em 1923.
 Em 24 de Maio de 1921 ocorre um outro fato marcante para o escritor, é o falecimento de sua mãe no Butter Hospital, o mesmo que havia recebido seu pai, devido a um erro de cirurgia.
 Em 4 de Julho do mesmo ano, vem a encontrar Sonia Haft Green, sete anos mais velha do que ele, com quem viria a se casar em 3 de Março de 1924. Mudou-se para o apartamento de Sonia no Brooklyn. Depois de uma série de reviravoltas, o casamento tem um fim com um divórcio amigável - que saí em 1929.
 Em 1926, já separado de sua esposa, Lovecraft volta para Providence onde viria a morar até a sua morte. Foi nesse período "final" de sua vida que escreveu a melhor parte de sua ficção, como exemplos temos: O Chamado de Chutlhu (The Call Of Chutlhu, 1926) e Nas Montanhas da Loucura (At The Mountains Of Madness, 1931). 
  Nos últimos 3 anos anos de sua vida, porém, passou por uma série de revesses. Suas histórias ficavam cada vez mais complexas, o que dificultava o interesse de compra, o que acabou por forçá-lo a se tornar um ghost writer para poder se sustentar. Em 1936, o suicídio de Robert E. Howard, um grande amigo e correspondente, deixou-o bastante abalado. Por volta dessa época um câncer no intestino faz com que ele de entrada no Jane Brown Memorial Hospital, onde resiste durante o inverno de 1936-1937, vindo a falecer em 10 de Março de 1937.
  Foi enterrado em 18 de Março de 1937 no jazigo da família Phillips, no cemitério Swan Point. No centenário de seu nascimento fãs de seu trabalho se uniram para fazer uma lápide para o grande Mestre do horror que exibe a frase " Eu Sou Providence."







Pois é pessoal, essa foi uma breve biografia do Lovecraft, a primeira parte do especial que vai ocupar a programação do Lugar Comum durante todo o mês de Junho como uma homenagem e preparação para o lançamento do livro O Mundo Fantástico de H.P. Lovecraft. Para mais informações sobre o autor ou sobre o livro, vos recomendo que visitem o site Site Lovecraft. Bom, por hoje é só pessoal, e que Chutlhu vos protega e guarde!