domingo, 8 de junho de 2014

Da Vinci’s Demons 2° Temporada – Resenha Crítica

Olá, amigos da Sala Reclusa! Após um ano de expectativa para ver o que realmente aconteceu naquele season finale da primeira temporada, eis que chegou a segunda temporada de Da Vinci’s Demons. A fictícia série sobre um dos maiores artistas da história da humanidade dar um tom de heroísmo e misticismo ao italiano, a Starz acertou na escolha do pintor, mas os Demônios de Da Vinci ficam muito atrás do épico Spartacus (série que elevou o patamar da produtora), embora a atual série seja muito boa.
A segunda temporada resolveu alguns mistérios, mas ficou devendo em alguns aspectos. (Divulgação)
A segunda temporada é realmente interessante, mas a ausência do melhor personagem da série é muito sentida, Giuliano Medici (Tom Bateman) fora morto no último capítulo da primeira temporada, de forma heróica e, sinceramente, sendo muito lamentado, o personagem foi o destaque da primeira temporada e seria fundamental para a nova temporada. Ele era um personagem bem mais legal que o seu irmão, Lorenzo de' Medici (Elliot Cowan), sem falar que na história real, Giuliano realmente morreu em combate contra a invasão dos Pazzi, mas na época do ataque, ele já era o rei de Florença, na série, o caçula sempre foi ofuscado pelo irmão orgulhoso e arrogante.

Em relação ao artista, é verdade que Da Vinci sumiu por um bom tempo em sua juventude, mas boatos dizem que o italiano se refugiou na Síria, em solo asiático, na série de TV, Leo viaja junto aos seus amigos até o Peru, ou seja, ele descobriu a América muito antes de Colombo. Realidade e ficção a parte, a busca incessante pelo livro das folhas é sensacional, a obsessão do artista e do seu arquirrival Girolamo Riario (Blake Ritson) é intrigante, os dois são muito parecidos, embora Riario abriria mão de qualquer coisa pelo livro, enquanto Da Vinci sempre se importou com Nico (Eros Vlahos) e Zoroaster (Gregg Chillin). Os rituais dos Incas são bastante brutais como eu já havia ouvido falar, é verdade que essa segunda temporada foi bem mais violenta, muito mais do que a primeira que apelou bem menos.

Enquanto Da Vinci e seu elenco de apoio segue em terras latinas, Lorenzo vai a Nápoles tentar salvar Florença que foi excomungada pelo Papa “fake” Sisto IV (James Faulkner), o rei encontra vários problemas na cidade, primeiro porque ele não encontra a simpatia nem amizade com o rei e o príncipe napolitanos, todavia, ele reencontra a princesa da cidade e seu antigo amor, é verdade, Lorenzo já soma três mulheres em apenas duas temporadas. Em Nápoles, a série correu bastante, mas a vida de Lorenzo e Piero ficou bem interessante, mostrando que realmente ele se sacrifica pelo seu povo, é por isso que ele sobrevive ao insano rei napolitano.

Não superando a primeira, a segunda temporada
 também foi excelente. (Divulgação)
A fictícia Lucrezia Donati (Laura Haddock) segue para Constantinopla a mando de seu pai, o verdadeiro Papa, porém, seus planos são criar uma guerra entre as duas maiores religiões da época para desmascarar o homem que roubou o trono papal do verdadeiro enviado de Deus, muita política e intriga familiar, uma das cenas mais chocantes é quando Sisto assassina a irmã caçula de Lucrezia, ferida que jamais foi curada. Voltando ao Peru, eu confesso que estava muito ansioso por ver o tão comentado livro das folhas, mas o bendito ainda não apareceu e, infelizmente, a viagem do artista ao Peru só revelou duas coisas, primeiro, o livro existe e sua mãe o tirou de lá, segundo, ela se envolveu com o personagem que desponta como o grande vilão de Da Vinci, superando até mesmo o Papa Sisto e Riario, Carlo de Medici (Ray Fearon), que retoma Florença ao ganhar confiança da solitária rainha Clarice Orsini (Lara Pulver), cenas de adultério também estão presentes, sexo explícito que a Starz sabe como fazer.

O fim é tão empolgante quanto o fim da primeira temporada, a guerra entre Istambul e Roma está instaurada, logo no momento em que Da Vinci chega a Nápoles em busca de um novo barco para viajar até Constantinopla. Todos juntos, Lorenzo, Lucrezia, Zoroaster, o Papa Sisto contra um novo inimigo, é impressionante como religião faz com que as pessoas briguem por tais posses, fica muito claro na série, apesar de ser ficção, é mais ou menos como acontece na vida real. Nico se revela Maquiavel, Vanessa (Hera Hilmar), enfim dá a luz ao herdeiro direto de Florença, se tornando a rainha regente com as saídas de Clarisse e Lorenzo, Riario é recrutado por Carlo para buscar o livro das folhas, a nova temporada parece que será mais tranquila, sem tanta correria como foi nesta segunda. Da Vinci arma Nápoles contra o Império Constantinopolitano, só que a temporada termina de maneira genial quando Piero, o seu pai, observa com a luneta que a mãe de Leonardo está na guerra em prol dos turcos, freando nossa empolgação quando observamos os créditos passando e a produtora dizendo que voltam no ano que vem.

A segunda temporada foi muito boa, para mim porém, não conseguiu ser melhor que a primeira, é verdade que menções a Monalisa e ao Da Vinci como todos conhecemos por imagens, aquele velho cabeludo e barbudo me deixou bastante animado com que vem por aí. A ausência de Giuliano (como já mencionado) fez o elenco carecer de uma figura heróica, isso porque Tom Riley incorpora Da Vinci de forma tão convicta que nem tem tanto tempo para atos de heroísmo. O elenco, no geral, tem dificuldades em encontrar alguém que faça me apegar, muitas dúvidas em torno de quase todos os personagens, afinal de contas, Leonardo luta em favor de quem e ele realmente ama uma mulher? Lorenzo realmente confia nele? Lucrezia ama Leonardo ou se profissionalizou na prostituição? Riario foi transformado em um monstro a fim de quê? Carlo é o grande vilão da série? São muitas perguntas para a Starz e Tom Riley responder, os dois terão que tomar muito cuidado para não se perder com o andar da série, qualquer erro pode custar caro, apesar disso, a terceira temporada já está mais do que garantida, já estou bastante ansioso para mais dez episódios de Da Vinci’s Demons.

Sem Giuliano, a série perdeu, confira alguns personagens da segunda temporada. (Sala Reclusa)
Nota: 8,0.