quinta-feira, 29 de maio de 2014

Sem Escalas – Resenha Crítica

Olá, amigos da Sala Reclusa! Com pânico ao viajar de avião? Medo de assalto ou sequestro? Duvidando das pessoas que você acaba de conhecer ou tem que conviver? Eis o novo filme da lenda vida Liam Neeson, Sem Escalas foi lançado em fevereiro de 2014 e foi dirigido pelo espanhol Jaume Collet-Serra, mesmo que dirigiu Desconhecido, também protagonizado por Neeson. Além dos dois filmes, o diretor de apenas 40 anos também dirigiu A Casa de Cera, Gol 2: Vivendo o Sonho e A Órfã.
Liam Neeson protagoniza mais duas horas de muita ação. (Divulgação)
Sem Escalas conta a história de Bill Marks, um ex-policial que é recrutado para o serviço secreto para proteger passageiros em voos, ele também teve problemas familiares, isso porque perdeu sua filha por conta de um câncer e acabou divorciando de sua esposa, a típica vida de um americano comum, em que vê sua vida desmoronar de maneira que o torna viciado em algo ou até mesmo resultando em suicídio, o caso de Marks terminou no vício em álcool. A história se passa em um avião que iria de Nova York para Londres e, como todo filme americano, algo daria errado caso um americano alcoólatra, um nerd, um negro e um árabe pegassem o mesmo voo, foi o que aconteceu.

Pois bem, no voo, coisas estranhas acontecem, isso porque Bill Marks recebe mensagens de um maníaco que diz que matará uma pessoa a cada 20 minutos que forem passando, a não ser que a companhia aérea transfira 150 milhões para tal conta. O que é inusitado é que a conta mencionada é a do próprio Marks, o que me fez e faz com todos os que também assistiram Desconhecido, no caso, Neeson fica paranóico pelo mesmo motivo, pessoas acabam acusando ele, a diferença é que em Sem Escalas não há nada de surreal, ele realmente está no jogo do seqüestrador e precisa descobrir a tempo de não morrer com as 150 pessoas que estão no voo.

Em meio a tantos contratempos, vemos o elenco de apoio, a grande vencedora do Oscar de melhor atriz coadjuvante, Lupita Nyong'o tem um papel medíocre como a aeromoça Gwen, uma pena, Lupita soube ir muito bem quando lhe deram um papel de verdade, em Sem Escalas, ela é quase que figurante. Após participar do péssimo Carrie: A Estranha, Julianne Moore faz um bom papel em Sem Escalas, sendo fundamental na operação liderada por Bill, ela é Jennifer "Jen" Summers, contracenando com Neeson e participando das melhores cenas.

Gostei muito das cenas de ação e terror psicológico, ação e Liam Neeson sempre se entenderam muito bem, tudo isso dentro de um avião deixou o filme ainda mais bacana. As cenas de terror psicológico são legais porque Bill vai se desentendendo e perdendo a fé após perceber que as pessoas vão morrendo e a culpa sobrando para ele mesmo ele tendo a convicção que não é o seqüestrador. Ao mesmo tempo em que ele reflete sobre isso, o terror vai para os pilotos, aeromoças e passageiros, sempre desconfiando do caráter do agente, será que realmente valeria a pena apoiá-lo e por as suas vidas em risco? Talvez!
Neeson e seu elenco de apoio, pobre Lupita... (Sala Reclusa)

O final é realmente excelente, bem diferente do que Serra fez em Desconhecido, embora eu coloque Sem Escalas no mesmo nível da última parceria entre o espanhol e Neeson, eles ainda não conseguiram superar Busca Implacável, filme que Neeson é um verdadeiro estrategista e mito da pancadaria, por sinal, tornando o filme muito bom. Contudo, para quem gosta de Liam Neeson (o meu caso) e seus filmes que, como já citado, mistura ação com o psicológico das pessoas, realmente vale a pena.

Nota: 7,0.

PS: Filme não recomendado para quem tem medo de viajar de avião, é um aviso!