segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Birdman – Resenha Crítica

Voando para conquistar o Oscar de melhor ator pela primeira vez em sua brilhante carreira, Michael Keaton é a principal estrela do recheado elenco de Birdman, um dos filmes que também está na disputa pelo prêmio máximo do cinema norte-americano. O longa conta a história de Riggan Thomson (Michael Keaton), um ator que fez sucesso no papel de Birdman, mas acabou caindo no ostracismo e em estado de falência, dessa forma, ele investe, junto a Jake (Zach Galifianakis), suas últimas fichas na carreira na adaptação de um consagrado texto para a Broadway.
Grande elenco no descontraído drama de Birdman. (Divulgação)

Precisando de sucesso para render fundos, Riggan escolhe uma equipe repleto de estrelas de Hollywood que se encaixaram muito bem na ficção, com destaque para Edward Norton no papel de Mike Shiner, o premiado ator americano está realmente mais muito bem, ele também deixa bem a mostra as marcas conquistadas pela idade, com delicadeza da palavra para não falar velhice. Além de Norton, o filme conta com Emma Stone, Naomi Watts e o já citado Zach Galifianakis, um grupo que confirma o gênero de comédia dramática desenvolvida pelo diretor mexicano Alejandro González Iñárritu.

Vivendo um drama para reconquistar o sucesso, o filme nos mostra um protagonista que perdeu a noção e sua sanidade, dialogando durante quase todo o filme consigo mesmo, quer dizer, conversando com o Birdman, o personagem que lhe rendeu sucesso. Além dos problemas profissionais, Riggan tem que conviver com os problemas familiares, sua filha, Sam Thomson (Emma Stone), é viciada em entorpecentes e traumatizada por não ter tido um pai presente, ou seja, temos um verdadeiro drama que é muito bem tratado no desenvolvimento do filme.

Também vale destacar no longa o sistema de câmeras nos bastidores do teatro que é onde o filme se desenrola, somando ainda a boa e tocante trilha sonora e os ótimos diálogos, esses que deixa o filme muito descontraído, sem ser cansativo. Uma das cenas mais divertidas é quando o Riggan deixa o set de filmagem para fumar nos fundos, o problema é que a porta de entrada se fecha com o roupão preso do lado de dentro, com isso, ele tem que atravessar a rua lotada da Broadway apenas de cueca e invadir o teatro no meio da apresentação, cabe a ele improvisar graças a sua genialidade como ator.

A semelhança com Cisne Negro (2010) é bastante evidente, talvez o diretor realmente tenha buscado inspiração no premiado longa da bailarina que busca a perfeição, filme que rendeu o Oscar de melhor atriz a Natalie Portman. Temos um protagonista obcecado pela perfeição e com isso ele enfrenta os companheiros de peça, os problemas familiares, a crítica e até mesmo o seu alter ego, resultando em alucinações que deixam Birdman ainda mais intrigante. A atuação de Keaton deve fazer com que ele suba ao palco e agradeça a Academia pela sua primeira estatueta, está impecável e os detalhes do filme o deixam ainda mais especial. Forte candidato na briga pelo Oscar de melhor filme, Birdman é uma boa pedida, mistura drama com comédia e ainda nos mostra um bom enredo, então não faça como eu e pague o ingresso para assisti-lo.

Bom entrosamento com Norton e até com si mesmo deve garantir o Oscar de melhor ator para Michael Keaton (Sala Reclusa)
Até a próxima, eu volto logo mais com mais um dos bons candidatos ao Oscar 2015.

Nota: 8,0.