sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Especial de Dia das Bruxas - Parte II





 Parte II - Reinvenções e Criações

Bem Vindos, fieis leitores, à segunda parte de nosso pequeno especial! Para aqueles que perderam a primeira parte, digo apenas que falamos um pouco sobre o folclore e o modo como dois autores reapresentaram suas lendas para um novo público. Hoje, porém, vamos começar a sair do terreno "conhecido". Nossa primeira parada, antes desse salto, será o livro Branca dos Mortos e Os Sete Zumbis depois do qual, saltaremos diretamente para a área das histórias "criadas do zero", por assim dizer, com o livro Sete Ossos e Uma Maldição.

Curiosamente, existem duas grandes coincidências na trajetória desses autores. A primeira é que ambos são especializados na área de literatura infatiil/juvenil. A segunda, que esta é a primeira incursão de cada um nos domínios do terror.





























 Branca dos Mortos e Os Sete Zumbis:

Como o próprio título leva a crer, o livro de Fábio Yabu  toma como base para suas histórias os clássicos contos dos Irmãos Grimm e de Hans Cristian Andersen e os mistura com várias outros produtos das mais variadas mídias para criar algo completamente diferente. de Edgar Allan Poe à H.P.Lovecraft, de O Chamado  à Os Outro. O resultado são contos que ora passeiam pelo terror puro, ora desbravam o amplo terreno da dark fantasy - ambos, porém, com resultados maravilhosos.

Essa grande sacada de misturar fontes e influências de mídias tão diversas é, em certo ponto, uma faca de dois gumes pois, ainda que dê certo muitas vezes - e, nesse caso, a mistura de ingredientes nos dá contos maravilhosos, as pérolas do livro, como é o caso de O Monstro. - existem outras em que, seja por questões de ritmo, seja por uma ligeira exagero na mão da influência, alguma coisa dá errado, tirando um pouco da força de certos contos. Mesmo assim, tamanho é o talento de Yabu que mesmo os contos mais fracos do livro são envolventes, de modo que não há uma só história que passe sem deixar sua marca no leitor.

E, assim como ocorreu com os livros anteriores, aqui se repete o jogo de adivinhação, que vale tanto para os contos de fadas quanto para suas referências. E, neste ponto, é preciso dizer que o autor foi genial tanto em sua seleção quanto na mistura realizada.

Assim, mesmo que apresente algumas falhas ocasionais,Branca dos Mortos tem mais acertos do que erros, fazendo merecer seu lugar nesta pequena lista.



 Sete Ossos e Uma Maldição:
  
É com o livro de Rosa Amanda Strausz que iniciamos nossa navegação por território novo. Afinal, até o presente momento, tratamos sempre de histórias de terror que, por mais originais e interessantes que fossem, sempre tomavam algum ponto já estabelecido como base. Sete Ossos, porém, será nosso ponto de virada.

 Valendo-se de histórias "originais" - e, quando falo originais, me refiro a histórias que não se baseiam tão fortemente em outros materiais como no caso anterior - o pequeno livro de Strausz é uma obra sensacional.

Os dez contos do livro, apesar de pequenos em tamanho, são tão bem estruturados, ritmados e elaborados que é difícil de acreditar que esta seja, de fato, a primeira incursão de sua autora no gênero. Contos como Crianças à Venda ou O Fruto da Figueira, por exemplo, são de uma qualidade tão excepcional que é fácil nos esquecermos que estamos diante de uma obra voltada ao público infanto-juvenil. Não digo com isso que as obras voltadas à tal público sejam ruins ou pequem pela falta de qualidade, mas sim que este livro em particular tem uma qualidade tamanha que é difícil pensar nele como algo voltado à um público tão específico como esse.

Existem, é bem verdade, uma ou outra história mais fraca que as demais, mas nada que diminua o brilho desta pequena obra prima do horror. De fato, a única grande falha deste livro se encontra no fato dele ser bem curto, deixando aquela incômoda sensação de "quero mais" ao fim da leitura.










Branca dos Mortos e os Sete Zumbis, de Fábio Yabu, da Globo Editora, tem 200 páginas e preço de R$ 25,90 - podendo, muito possivelmente, variar.

Sete Ossos e Uma Maldição, de Rosa Amanda Strausz, da Editora Global, tem 112 páginas e preço por volta de R$ 31,90 - podendo, possivelmente, variar.