segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Retrospectiva: Melhores HQs de 2015 - Parte I

Com a acachapante velocidade de um pensamento,mais um ano chegou ao fim. Entre altos e baixos, foi um ano particularmente bom para os leitores de HQs. Assim sendo, trago até vocês uma pequena lista com os 5 melhores lançamentos deste ano que se aproxima de seus instantes finais. Para simplificar um pouco a tarefa, dividi esta lista em duas partes, uma para a Marvel e outra para a DC.
(Sala Reclusa)

P.S: Todas as imagens das capas que ilustram este post foram retiradas do site  Guia dos Quadrinhos entre os dias 11 e 12 de Dezembro de 2015.


Melhores da DC:

5 - Odisseia Cósmica:

A mini série em quatro partes de Jim Starlin e Mike Mignola não é inédita por aqui, já tendo sida publica pela Abril nos anos 90 e pela própria Panini em 2007 - na extinta Grandes Clássicos DC. No entanto, esta republicação vem em boa hora. 
Para uma breve sinopse da história, basta dizer que Metron, dos Novo Deuses, acidentalmente libertou um ser de Anti-Vida no Universo, forçando a criação de uma aliança entre os Novos Deuses, Darkseid,seu inimigo jurado, e vários heróis do Universo DC
O grande barato desta mini série é que ele se foca nas criações do grande Jack Kirby (1917-1994) para a DC - onde trabalhou depois de sair da Marvel nos anos 70. Assim, temos não só os Novos Deuses em ação, mas também o Sr.Milagre e Etrigan, O Demônio.


4 - A Saga do Monstro do Pântano:


Certo, é verdade que esta série não é uma publicação exclusiva de 2015, tendo começado em abril de 2014. Mesmo assim, foi em 2015 que tivemos a conclusão da lendária fase de Alan Moore no título do Monstro do Pântano
Então, para que fique definitivamente claro, este ranking vale especificamente para as edições 4,5 e 6 lançadas pela Panini, que abrange tanto o fim do arco Gótico Americano - que apresentou John Constantine ao mundo - como também até a saída de Moore que, deve boa parte de sua carreira à este título.
Para aqueles que ainda duvidem de que vale a pena ler, digamos apenas que este foi um dos responsáveis pelo lançamento do hoje extinto selo Vertigo, que apresentava histórias voltadas para um público mais maduro.


3 - Batman: A Piada Mortal


E falando no Alan Moore, eis que temos mais um trabalho do barbudo aqui na lista. 
Assim como o caso 5 e 4, A Piada Mortal não é desconhecida por esta terras, tendo publicações tanto pela Abril quanto pela Panini. De fato, ela é, sem sombra de dúvidas, uma das histórias mais fáceis de se encontrar no mercado. Mesmo assim, por ser uma das histórias mais conhecidas da mitologia do Morcego, ela também é uma HQ que se some mal é colocada à venda - algo que talvez se torne mais forte com o filme do Esquadrão Suicida.
Para aqueles que não conhecem a história, vamos apresentar um pequeno resumo da ópera: basicamente, o Coringa se convence de que tudo o que é preciso para enlouquecer alguém é um dia muito ruim. Assim, resolve colocar isso em prática, atirando na filha do Comissário Gordon e torturando o mesmo com as fotos da moça em dor e agonia.
 Além de ser uma das histórias mais brutais com o personagem, A Piada Mortal é também considerada como o mais próximo de uma gênese que o Coringa já teve ao longo desses 75 anos de existência.

2 - Série de Graphic Novels DC Comics - Eaglemoss:

Enquanto que a Salvat se concentrou na série de graphic novels da Marvel, a Eaglemoss partiu para a Distinta Concorrência.
Basicamente, a ideia é a mesma em ambas as séries, mudando apenas as editoras em questão.
Temos, portanto, uma série de encadernados muito bem acabados reunindo grandes histórias dos heróis e heroínas do Universo DC. Além da história principal, temos também uma história do período clássico do personagem em questão.
Supostamente, teremos 61 edições que, quando juntas, formarão um painel ilustrado pelo mestre Alex Ross.
Até o presente momento, a Eaglemoss publicou 6 edições que são:
1 e 2 Batman:Silêncio; 3 Superman:O Último Filho Parte 1; 4 Liga da Justiça:Torre de Babel; 5 Superman/Batman:Inimigos Públicos; 6 Batman: O Longo Dias das Bruxas Parte 1

1 - Batman: Lendas do Cavaleiro das Trevas
 


 Sem sombra de dúvidas, esta é, de longe a mais interessante das séries desta postagem.
Iniciada em 2014, com as histórias desenhadas pelo grane Alan Davis, Lendas do Cavaleiro das Trevas é uma série que se propõem apresentar aos novos leitores o Homem Morcego sob o traço de seus maiores artistas. Assim, tivemos o supracitado Alan Davis e, neste ano, tivemos não só 4 volumes dedicados ao mestre Jim Aparo(1932-2005), como também o começo da série dedicada à outro grande monstro sagrado da mitologia do morcego - Neal Adams - e o anúncio de mais uma - esta dedicada à Marshall Rogers(1950-2007).
Ainda que eu tenha minhas ressalvas quanto ao material presente na série do Jim Aparo - que se foca em parte de sua carreira na série The Brave and The Bold - admito que é uma escolha compreensível - senão inevitável - uma vez que estamos falando de um sujeito que desenhou o personagem por quase 30 anos. Além do mais, estas histórias conseguem apresentar não só uma outra versão do Detetive, graças aos divertidos roteiros de Bob Haney(1926-2004), como também apresentam o personagem em seu melhor.
Fica, então, a esperança de mais uma série dedicada ao Aparo -e, já que estamos neste espírito, por que não esperar por uma dedica ao Norm Breyfogle.

-------------------------------------------------------------------------------------------

E aqui termina a primeira parte da nossa lista, senhoras e senhores, na próxima semana, publicaremos a parte dois, dedicada à Casa das Ideias.

Até lá!