domingo, 27 de março de 2016

Batman vs Superman: A Origem da Justiça – Resenha Crítica

Um dos filmes mais esperados para o início da temporada 2016, a sequência de Homem de Aço prometia bastante, colocaria os dois maiores produtos da DC frente a frente. De um lado um convincente Henry Cavill como Superman, do outro uma aposta mais do que atuação em Bem Affleck para dar sequência a vida de Batman, com um elenco recheado, Zack Snyder teria material humano tão eficiente que poderia produzir algo interessante que não prejudicasse o Homem de Aço e faria a ponta para o novo Batman dar liga.
Decepcionante do início, fim e meio. (Divulgação)
Esperava-se muito, produziram muito pouco... Pouco demais! Um roteiro sem pé nem cabeça, é jogada informação demais, há vários atropelos e falhas cometidas para dar conta de 2h e 30min de longa, um erro crasso que pode e deve por em risco a sequência de histórias que a DC lançará nos próximos anos.  O ambiente permanece Dark, triste, escuro, algo interessante se compararmos com a comicidade da Marvel, a DC tem mantido uma pegada bem mais séria, mais tensa. Enquanto isso, temos a “rodovia” Gotham-Metrópolis, de repente os personagens viajam de cenário para a casa do Homem de Aço ou para a do Batman, uma ponte aérea maluca que termina causando desencontros.

Em relação ao Homem de Aço... Alguns erros persistem, como por exemplo a presença da Lois (Amy Adams) em todas as cenas, a mulher está em todos os lugares e normalmente precisa ser salva pelo nosso herói, precisava novamente apelar tanto? Além disso, o Superman foi completamente ofuscado pelo Batman, aparecendo muito pouco para o filme que é a sequência direta do seu filme solo. Permanecendo no universo de Metrópolis, existe um Lex Luthor nos moldes de Coringa e Charada, já tínhamos um perigo anunciado quando contrataram Jesse Eisenberg para o papel do maior vilão do Homem de Aço, não havia necessidade de rejuvenescer tanto personagem, resultando em algo bem questionável. Por fim, um Apocalipse para encher linguiça e completar o sentido do filme sem pé nem cabeça, o vilão, famoso por assassinar o Superman, foi completamente mal aproveitado na obra que era pra ser esquecida.

Quanto ao Batman... Não era necessário perder tempo relembrando a história da origem do Batman, o filme não era a Origem da Justiça? Pois é, faltou mais a justiça e novamente assistirmos aos assassinatos dos pais do Homem-Morcego, da sua ascensão pelas trevas e do seu reinado sombrio. As cenas são muito rápidas, por um momento temos Bruce pequeno, depois já adulto, em uma festa como o sedutor pragmático ou no seu refúgio com um Alfred (Jeremy Irons) bastante discreto que foi mais assistente de Batman que de Bruce, essa foi pra conta do Jeremy. Ainda tivemos que engolir a atuação de sempre de Affleck, um cara sem emoção que de certa forma arranha a imagem do Batman, o ator deveria se capacitar. A tentativa de transformar o Cavaleiro das Trevas em representante do povo contra o Superman é muito fajuta, Affleck não passa o carisma e seriedade necessária, permanece sem emoção, é completamente controlado.

O filme ainda tenta causar uma boa impressão apresentando personagens para uma futura Liga da Justiça, é visto o Flash, o Cyborg, o Aquaman de Jason Momoa e mais efetiva a Mulher Maravilha de Gal Gadot. A atriz foi bem como a heroína e conseguiu ser exceção em um filme tão desencontrado, a Mulher Maravilha sai da escuridão do coadjuvante para ser peça fundamental no duelo final. Há muita conversa, isso prejudica até mesmo a ideia de que teremos sequências, as cenas finais são muito enroladas e isso prejudica demais o desfecho da história.
Um bom Homem de Aço que acabou ofuscado em seu próprio filme. (Divulgação)
Contudo ainda acontece a quebra de encanto, onde mal existe disputa entre Batman e Superman, o filme inteiro tenta passar uma rivalidade que fica no papo, a luta é minúscula e de forma pouco convincente o Batman desiste de enfrentar o Homem de Aço, se tornando amigo do herói americano de uma hora para outra, é controverso, é mal elaborada. Batman vs Superman é mais um filme que entra para o seleto grupo dos fracassos de heróis, existia brechas para termos um bom filme, porém escolhas equivocadas no elenco e um roteiro muito mal desenvolvido prejudicou demais a história que foi sucesso nos quadrinhos, a decepção do ano até então!

Nota: 3/10