segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Stranger Things – Resenha Crítica

Escrito por Elisa Damante

Os anos 80, ainda hoje, despertam bons sentimentos, até mesmo nos que nunca viveram nele. As roupas, músicas e costumes da época ainda possuem o indescritível poder de fascinar o século XXI. É dentro dessa atmosfera contagiante da década que a série original da Netflix, Stranger Things têm conquistado fãs.
Série sensação de 2016, ponto para o Netflix. (Divulgação)
Quatro amigos fascinados por jogos de tabuleiro e rpg, que adoram se aventurar de bicicleta pela cidade e, frequentemente, são perseguidos por bullies na escola. Após o desaparecimento misterioso de um deles, o pequeno Will Byers, uma garotinha muito estranha surge na cidade e procura em Mike, Dustin e Lucas, carinho e proteção. Acontece que a chegada de Eleven traz uma série de acontecimentos “diferentes”.

Mike é uma espécie de líder do grupo. Ele é consultado na hora das decisões e as reuniões acontecem sempre no porão de sua casa. Costuma ser sempre muito atencioso e cauteloso. Dustin é sempre cheio de boas ideias e sofre de uma doença chamada displasia cleidocraniana, que causa um atraso no nascimento de seus dentes e é motivo de piada entre algumas crianças da escola. Lucas é extremamente racional e às vezes a gente sente uma raivinha incontida dele, mas no fim das contas, acabamos querendo adotar todos.

A 1º temporada de Stranger Things se resume basicamente a encontrar Will, entender o que houve com ele e conhecer um pouco da história da pequena Eleven. Além, é claro, de imergir o público em referências típicas dos anos 80, como quando os garotos citam Star Wars.

Com um elenco predominantemente infanto-juvenil (e extremamente fofo) e um roteiro que vai além de um tributo às boas recordações, a série traz um mix de mistério, sobrenatural e toques sutis de romance. Algumas incógnitas do último episódio alimentam no coração dos fãs a possibilidade de imergir novamente no mundo invertido em uma segunda temporada, mas até então, não há nenhuma notícia oficial.

A relação de amizade entre os personagens também faz os olhinhos do público brilharem. O cuidado de Mike, a inteligência de Dustin, a lealdade de Eleven e até a racionalidade chata de Lucas são apaixonantes e nos fazem lembrar de como era bom ser criança.