sábado, 19 de junho de 2010

Assassinos famosos do cinema de terror (Parte I)

Depois de um post sério hora de dar uma descontraída, no post de hoje vou falar um pouco sobre os slasher famosos do cinema. Antes de mais nada slasher vem do inglês slash (não o guitarrista ) que significa cortar, retalhar. Logo esse nome foi usado para classificar uma categoria de filmes de terror que geralmente envolvem maníacos homicidas que saem matando durante todo o filme e terminam "morrendo" no final. Uma das características dos slashers é o fato deles só usarem facões, serras elétricas e outros tipos de armas brancas e também serem forças malignas virtualmente indestrutíveis. Vários filmes desse estilo foram feitos, vários personagens foram apresentados, mas apenas alguns ficaram marcados na cultura popular, aqui vai a primeira parte, falando de ninguém menos do que...

Freddy Krueger:

One, Two, Freddy's coming for you...

O mestre dos sonhos, o famoso assassino da rua Elm, Freddy apareceu pela primeira vez no filme de Wes Craven A Nightmare on Elm Street (1984), o clássico A Hora do Pesadelo como ficou conhecido por aqui, onde foi interpretado Robert Englund que passaria a ser o Freddy em todos os filmes até o remake que saiu esse ano . As marcas registradas de Freddy (o nome completo é Frederick Charles Krueger) são o suéter vermelho com listras verdes, chapéu fedora meio amassado e a famosa luva com garras na mão direita.


Photobucket
Three, Four, Better lock your door...

A criação do personagem de acordo com o próprio Craven teve como base eventos que ocorridos nos anos 1970 quando ocorreu uma série de mortes misteriosas em que todas as vítimas disseram ter tido horríveis pesadelos e todas morreram durante o sono. Continuando com as bases reais o nome Krueger veio de um valentão que atormentava Craven na escola e também uma experiência que ocorreu quando ele tinha onze anos e viu um homem sem teto passando por sua janela durante a noite (e que o assustou muito). As cores do suéter vieram de uma informação de que as cores vermelha e verde são as que causam mairo choque na retina humana. As cores também são uma homenagem ao Homem Borracha um super-herói com poder de transformar seu corpo em praticamente qualquer coisa mas com as cores de seu uniforme (vermelho e amarelo se não me engano) assim como o Freddy. A inspiração para as garras, de acordo com Craven, veio de seu gato em uma noite em que ele viu o bichano arranhar o sofá. Um detalhe curioso é que originalmente Freddy teria molestado suas vitímas antes de as matar esse fato não foi levado em frente na série original porque seria algo pesado demais para a epóca, mas essa idéia volta a ser usada no remake do filme.


<span class=
Five, Six Grab a Crucifix...


A série original teve sete filmes (com a morte de Freddy no sexto) eles foram:

1-A Hora do Pesadelo (A Nightmare on Elm Street) de 1984.
2-A Hora do Pesadelo 2 - A Vingança de Freddy (A Nightmare on Elm Street 2: Freddy's Revenge) de 1985.
3-A Hora do Pesadelo 3 - Guerreiros dos Sonhos (A Nightmare on Elm Street 3: Dream Warriors) de 1987.

4 -A Hora do Pesadelo 4 - O Mestre dos Sonhos (A Nightmare on Elm Street 4: The Dream Master) de 1988.
5 - A Hora do Pesadelo 5 - O Maior Horror de Freddy (A Nightmare on Elm Street 5:The Dream Child) de 1989.

6 - A Hora do Pesadelo 6 - Pesadelo Final - A Morte de Freddy (Freddy's Dead: The Final Nightmare) de 1991.

7 - O Novo Pesadelo (Wes Craven's New Nightmare)
de 1994.



Photobucket
Seven, Eight, Better stay up late...

As aparições de Freddy não se limitaram apenas aos filmes que levam o nome da rua Elm (local onde moravam suas vitímas) ele também fez uma rápida ponta no filme Sexta-Feira 13 - Parte 9: Jason Vai Para o Inferno, A Última Sexta-Feira (Friday The 13th - Part 9: Jason Goes To Hell, The Last Friday) de 1993, no filme a ponta de Krueger se resume a apenas puxar a máscara de Jason para debaixo da terra, essa ponta serviu como pontapé inicial para o grande encontro dos dois maiores ícones dos filmes de terror: Freddy Krueger e Jason Vorhees (tema de uma futura postagem) no filme "Freddy Vs. Jason" de (2003). Freddy também ganhou uma série de TV que passou por aqui com o nome de "O Terror de Freddy Krueger" (Freddy's Nightmares) que se iniciou em 9 de Outubro de 1988 e acabou em 10 de Março de 1990, a série teve duas temporadas tendo um total de 44 episódios (alguns dos episódios da série foram exibidos pelo SBT). Na série Freddy (interpretado como sempre por Robert Englund) aparece como o "apresentador" dos episódios, num estilo parecido com o "Além da Imaginação". Freddy também várias histórias em quadrinhos de várias editoras (até a Marvel lançou uma adaptação do filme, se não me engano) atualmente os direitos do persongem estão com a Wildstorm que tem feito um trabalho com as histórias do personagem, entre elas um mega croosover que serviu como "continuação" do filme "Freddy Vs. Jason" que reuniu além das duas figuras o Ash da série "Uma Noite Alucinante". O Crossover chamado "Freddy Vs. Jason Vs. Ash" que rendeu uma continuação com o subtítulo de "Nightmare Warriors" (ou Guerreiros dos Pesadelos numa tradução livre).



Photobucket
Ninte, Ten, Never Sleep Again...

Mas não são só os quadrinhos que se inspiraram no mestre dos sonhos, as referências a Freddy na cultura popular são várias e vastas. Na sétima temporada da série de TV "Os Simpsons",durante o especial de dias das bruxas, é feita uma paródia do filme A Hora do Pesadelo tendo o Jardineiro Willie como Freddy Krueger, na décima temporada, no episódio de Dias das Bruxas número 9, a piada do sofá começa com toda a família sendo morta e o Freddy e o Jason sentados no sofá (a única fala de Freddy é feita por Robert Englund), na sexta temporada Freddy pode ser visto como um dos fantasma que ajudam Homer a sair do freezer durante a paródia de "O Iluminado". A luva também pode ser vista no episódio em que Sideshow Bob ameaça Bart por meio de cartas anônimas, na sequência em que Bart vai para a escola Ned Flanders aparecem usando a famosa luva do Freddy.
Freddy também é foco de quatro músicas elas são:

-"Freddy Krueger" pelos "Stormtroopers of Death".
-"Are You Ready for Freddy?" pelos "The Fat Boys" (no vídeo Robert Englund aparece vestido de Freddy Krueger e persegue os membros do grupo).
-"Nightmare on My Street" por "Fresh Prince"
-"Freddy Kreuger" pela banda "Reuben"


Para quem ficou curioso com o vídeo dos Fat Boys aqui vai o link para ele no Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=XDUl5Ke5jbM


Bom, esse foi o meu especial sobre o Freddy Krueger, espero que tenham gostado.

Bons sonhos!

P.S:Não sei quando mas o próximo vai ser sobre o assassino de máscara de hóquei preferido de todos: Jason Vorhees. Até lá.