sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Especial de Halloween:Ano I - Assassinos famosos do cinema de terror (Parte III)

Voltando com esta infame coluna desse nosso infame blog, depois de falar dos slasher que mais ganharam fama, vamos falar agora sobre os três personagens que acabaram dando origem ao gênero. Primeiro vamos falar daquele que pode ser considerado o "bisavó" do gênero, surgido num clássico filme de 1960 adaptado de um livro ele é...

NORMAN BATES:


Aparecendo pela primeira vez nas telas do cinema no clássico filme Psicose (Psycho 1960) do mestre do suspense Alfred Hitchcock, e inspirado no serial killer americano Ed Gain (que também viria a inspirar o Leatherface do Massacre da Serra Elétrica e o Buffalo Bill do Silêncio dos Inocentes) e mais tarde no remake e nas infames continuações, o dono do motel Bates e autor de uma das cenas de assassinato mais marcantes da história, veio ao mundo no livro de mesmo nome de Robert Bloch. De acordo com o próprio Bloch, as inspirações para o personagem vieram, além do próprio Ed Gein, do editor da revista Castle Of Frankenstein, Calvin Beck. Uma curiosidade sobre o personagem é que apenas o filme do Hitchcock foi baseado no romance de Bloch. Para aqueles que não conhecem o filme, vamos falar rapidamente sobre o Sr. Bates, sim?
Criado por uma mãe obsessivamente dominadora, o jovem Bates cresceu com uma forte ligação - leia-se doentia - com a mãe. Num belo dia, encontrou sua mãe na cama com um amante.Sentindo-se traído, num acesso de ira, o jovem Norman envenenou a mãe e seu amante, apenas para se arrepender pouco tempo depois. Não aceitando a morte da mãe, Norman conserva seu cadáver e termina criando uma outra personalidade para poder corresponder à mãe. Bom, algum tempo se passa e ele termina como o gerente do Motel Batel, e aqui permitam-me um pequeno desvio para esclarecer uma coisa:ao contrário do que ocorre em nosso país, lá fora nos Estates, um motel é um hotelzinho barato que fica nas estradas ou rodovias, não tendo o sentido que tem por aqui. Mas voltando ao ponto, Bates ficou ali, tomando conta do motel e quando, ocasionalmente, alguma bela mulher aparecia por lá para passar a noite, a personalidade de sua mãe assume o controle e para evitar a perda de seu filhinho querido, bem, o resultado todos vocês conhecem....


Um dos grandes debates em torno da figura de Bates (imortalizado pelo ator Anthony Perkins que o interpretou em todos os filmes, com exceção do remake) é se ele pode  ou não ser considerado um slasher, afinal, pelo conceito original do personagem ele seria "apenas" um maníaco homicida, matando mais por uma patologia do que por prazer, diversão ou necessidade, fazendo o que faz por não ter controle sobre sua condição. Mas como poderíamos enquadrar um slasher ? Bom, eles seguem algumas características básicas, como a predileção por armas brancas, problemas mentais, certos traumas de infância - coisas que Norman compartilha com eles, mas também à uma série de outras características como a força e resistência sobre-humana e algumas outras com as quais Norman não se enquadra. Assim, é mais comum enquadrá-lo como um embrião do gênero do que como um slasher propriamente dito - de fato, o primeiro slasher, aquele que via aparecer com todas as características reunidas será o Michael Myers da franquia Halloween.


O filme foi um sucesso de público e crítica, tendo uma das sacadas mais bem boladas de roteiro da história, e nos brindou com uma das cenas mais parodiadas da história do cinema: sim, estou falando do esfaqueamento no banheiro. Para se ter uma ideia, essa cena já foi parodiada por desenhos ,como O Laboratório de Dexter, Coragem - O Cão Covarde, Os Simpsons para citar os mais famosos, e também por filmes, dentre eles o mais bem bolado é o do filme Alta Ansiedade de Mel Brooks que é uma homenagem à todos os filmes do Hitchcock.

Para se situar melhor, aqui vai uma listinha com as aparições do Norman no cinema:

Psicose (Psycho) - 1960
Piscose II (Psycho II) - 1983 - É uma continuação do primeiro filme, mas com outro diretor é claro.
Psicose III (Psycho III) - 1986 - Este chegou a ser dirigido pelo próprio Perkins.
Psicose IV - A Revelação (Psycho IV - The Beginning) - 1990 - Conta-se a infância de Bates
Psicose (Psycho) - 1998 - Um remake do filme original.

Uma série chamada Motel Bates está sendo desenvolvida pelo canal A&E que servirá de prelúdio para o filme, a primeira temporada já está confirmada e terá dez episódios e tem previsão de estreia para 2013. Também sobre o filme, será lançado um filme sobre a produção de Psicose, com Anthony Hopkins atuando como Hitchcock e vai estrear em Novembro deste ano nos EUA.

Bem, essa foi mais uma da coluna Assassinos famosos do cinema do cinema de terror, se você, peregrino, perdeu os dois primeiros, aqui estão eles para seu divertimento:



Nenhum comentário:

Postar um comentário