sábado, 20 de dezembro de 2014

Os 5 melhores filmes de 2014

Olá, amigos cinéfilos! Como de costume nos fins de ano, aqui estou para apresentar meu top 5 dos melhores e piores filmes do ano, dessa forma, começarei indicando os cincos filmes que mais me agradaram e dando meu ponto de vista em relação a cada escolha, além dos cinco melhores, sempre indico uma faixa bônus, uma menção honrosa a um filme que também me agradou, mas que não tem cacife ou patamar para integrar o top five. É sempre bom destacar que não sigo os padrões da Academia, para mim, todos os filmes aqui em baixo são de qualidade, embora acredite que apenas dois figurarão a lista dos premiados no Oscar 2015, que os jogos comecem!
O nosso top 5 de 2014, Marvel ressurge e renomados diretores mantém boa forma. (Sala Reclusa)

5 – Robocop

Atuação de gala de Gary Oldman em Robocop. (Divulgação)
Ansioso desde o dia em que José Padilha foi anunciado como o encarregado de dirigir o remake do Robocop, eu fiquei bastante satisfeito com o que foi apresentado, além da história comovente de Alex Murphy, o filme lançou bons dilemas, como por exemplo a substituição de soldados por máquinas e a lei que daria autonomia aos robôs. Outro ponto legal é a forma como a mídia assume o papel a favor da aprovação da lei, manipulando as entrevistas e divulgando informações que indicam o melhor caminho através da aprovação, a essência de Padilha foi mantida, ele extraiu muita coisa de Tropa de Elite e apresentou mais um ótimo filme. Apesar de não ter sido um sucesso de bilheteria e de descartarem a possibilidade de uma sequência, o filme é excelente, sem dúvida, merece a quinta colocação do meu top 5.

4 – Capitão América 2: O Soldado Invernal

A Marvel começou o ano muito bem com a
sequência do heroi de guerra. (Divulgação)
Capitão América: O Primeiro Vingador decepcionou alguns fãs, assim como os filmes que a Marvel vinha produzindo e produziu em 2014, porém, o estúdio começou a dar sinais positivos quando foi lançado Capitão América: O Soldado Invernal superou as expectativas, uma história intrigante, ação que não deixa a desejar e um Chris Evans bem aceito como o herói de guerra mais famoso dos Estados Unidos. A S.H.I.E.L.D. cresceu e ganhou apoio do governo norte-americano, com isso, um “fantasma” parece ter ressurgido através da empresa que comanda a segurança do planeta, isso mesmo, a HYDRA segue mais viva que nunca e, infiltrada na S.H.I.E.L.D, ela tem abertura para apresentar um plano espetacular. O Soldado Invernal, o Falcão e a Viúva Negra tornaram o filme ainda melhor e o longa provou que o Capitão América pode ser o protagonista de Os Vingadores 2: A Era de Ultron, tomara que o cachê de Robert Downey Jr não fale mais alto e que a Marvel prese por um bom filme e não mais jogadas de marketing. Todavia, Capitão América 2: O Soldado Invernal foi um dos melhores filmes de 2014 e figura o quarto lugar de nosso top 5, recomendo!

3 – Interestelar

Extrapolando a física, Interestelar é mais do que
 uma viagem ao espaço. (Divulgação)
Em longas férias após o fim da trilogia do Cavaleiro das Trevas, Christopher Nolan voltou a ser centro das atenções em 2014, tudo isso graças a Interestelar, o novo sucesso do diretor mais espetacular da atualidade. Uma história que extrapola as leis da física, uma história que prova que o amor ultrapassa as barreiras do tempo e espaço, é destaque mais uma excelente atuação do atual “campeão” do Oscar, Matthew McConaughey e de novo Anne Hathaway muito bem. O fazendeiro e astronauta Cooper é recrutado para uma arriscada viagem interestelar, caso consiga cumprir com a missão, Cooper salvaria a humanidade e descobriria outro lugar no qual os seres humanos pudessem sobreviver. O roteiro é espetacular e bastante amplo, abrindo espaço para muitas discussões, suspense do início ao fim, Nolan ainda nos presenteou com uma trilha composta por ninguém menos que Hans Zimmer, Interestelar merece brigar por prêmios, o currículo do diretor e o grande elenco escolhido, além do ótimo filme, devem garantir ao filme boas indicações e porque não pensar em prêmios? Merece demais.

2 – Garota Exemplar


Rosamund Pike é a grande sensação
 de Garota Exemplar. (Divulgação)
Consagrado por Clube da Luta e A Rede Social, David Fincher decidiu se aventurar na história de Gillian Flynn e adaptou a Garota Exemplar para os cinemas, o resultado foi uma atuação monstruosa de Rosamund Pike como a Amy Exemplar e um dos melhores filmes da temporada, fortíssimo candidato a prêmios da Academia. O sumiço de Amy cria um dilema bastante intrigante, terá Nick (Ben Aflleck) sequestrado a própria esposa? Amy teria se envolvido em algo maior que o próprio relacionamento para criar inimigos que dariam fim a moça? Ela seria capaz de ter armado tudo aquilo? Várias hipóteses são lançadas, uma é verdadeira a única certeza é que o filme é excepcional! Apesar de muito longo, o filme não chega a cansar, fazendo com que o telespectador não tire os olhos da tela, vale os longos minutos, vale a atuação indescritível de Rosamund, vale o ingresso e vale o nosso segundo lugar.

1 – Guardiões da Galáxia

Acima de tudo, um filme para ser bom tem que divertir o espectador e Guardiões da Galáxia diverte da primeira cena até o pós-crédito, se a Marvel começou o ano acertando com O Soldado Invernal, ela mostrou que viveu seu auge no meio de 2014, os Guardiões da Galáxia é o melhor filme produzido pelo estúdio desde que começou a desenvolver os filmes de maneira autônoma. A produção, dirigida por James Gunn contou com os badalados Bradley Cooper e Vin Diesel em papeis secundários, mas que tomaram as rédeas do filme e foram os grandes destaques. Como protagonistas, tivemos Chris Pratt e Zoe Saldana, com Dave Batista completando o quinteto que defende a galáxia dos perigos trazidos por Ronan (Lee Pace). Divertido, com muita ação, e nada de cansativo, é o filme que agrada bem a maioria dos públicos e fãs de cinema, acredito que Os Guardiões da Galáxia fez com que os fanáticos pelos quadrinhos enlouqueceram e confirmarem que enfim a Marvel acertou. É por essas e outras que os Guardiões da Galáxia não teria como estar em uma posição abaixo da liderança, para mim, foi o melhor filme, vida longa aos Guardiões! “I I I I'm hooking a feeling!”

Guardiões da Galáxia confirmou o auge da Marvel Studios. (Divulgação)
Menção honrosa – As Tartarugas Ninja

Cowabunga!!! (Divulgação)
Diferente de muitos críticos metidos a intelectuais, o remake de As Tartarugas Ninja me agradou bastante, o filme manteve as características de cada personagem, a liderança de Leonardo, a vontade de Raphael, a inteligência de Donatello e a comicidade de Michelangelo. Mesmo com Michael Bay na produção, as cenas de explosão não deixaram o filme chato ou até mesmo bobo como os Transformers, ele manteve a boa história das tartarugas adolescentes e criou um ambiente propício para acirrar a rivalidade entre Mestre Splinter e o Destruidor. É óbvio que o pecado crucial do longa foi ter escalado Megan Fox, mas assim como David Fincher errou ao escalar Bem Affleck em Garota Exemplar, isso não prejudicou tanto o filme, as vezes passou até despercebido. Valeu a pena o ingresso e não desagradou, é nossa menção honrosa em 2014.