Olá, amigos cinéfilos!
Como de costume nos fins de ano, aqui estou para apresentar meu top 5 dos
melhores e piores filmes do ano, dessa forma, começarei indicando os cincos
filmes que mais me agradaram e dando meu ponto de vista em relação a cada
escolha, além dos cinco melhores, sempre indico uma faixa bônus, uma menção
honrosa a um filme que também me agradou, mas que não tem cacife ou patamar
para integrar o top five. É sempre bom destacar que não sigo os padrões da
Academia, para mim, todos os filmes aqui em baixo são de qualidade, embora
acredite que apenas dois figurarão a lista dos premiados no Oscar 2015, que os
jogos comecem!
|
O nosso top 5 de 2014, Marvel ressurge e renomados diretores mantém boa forma. (Sala Reclusa)
|
5
– Robocop
|
Atuação de gala de Gary Oldman em Robocop. (Divulgação) |
Ansioso desde o dia em que
José Padilha foi anunciado como o encarregado de dirigir o remake do Robocop,
eu fiquei bastante satisfeito com o que foi apresentado, além da história
comovente de Alex Murphy, o filme lançou bons dilemas, como por exemplo a
substituição de soldados por máquinas e a lei que daria autonomia aos robôs.
Outro ponto legal é a forma como a mídia assume o papel a favor da aprovação da
lei, manipulando as entrevistas e divulgando informações que indicam o melhor
caminho através da aprovação, a essência de Padilha foi mantida, ele extraiu
muita coisa de Tropa de Elite e apresentou mais um ótimo filme. Apesar de não
ter sido um sucesso de bilheteria e de descartarem a possibilidade de uma sequência,
o filme é excelente, sem dúvida, merece a quinta colocação do meu top 5.
4
– Capitão América 2: O Soldado Invernal
|
A Marvel começou o ano muito bem com a sequência do heroi de guerra. (Divulgação) |
Capitão América: O
Primeiro Vingador decepcionou alguns fãs, assim como os filmes que a Marvel
vinha produzindo e produziu em 2014, porém, o estúdio começou a dar sinais
positivos quando foi lançado Capitão América: O Soldado Invernal superou as
expectativas, uma história intrigante, ação que não deixa a desejar e um Chris
Evans bem aceito como o herói de guerra mais famoso dos Estados Unidos. A
S.H.I.E.L.D. cresceu e ganhou apoio do governo norte-americano, com isso, um
“fantasma” parece ter ressurgido através da empresa que comanda a segurança do
planeta, isso mesmo, a HYDRA segue mais viva que nunca e, infiltrada na
S.H.I.E.L.D, ela tem abertura para apresentar um plano espetacular. O Soldado
Invernal, o Falcão e a Viúva Negra tornaram o filme ainda melhor e o longa
provou que o Capitão América pode ser o protagonista de Os Vingadores 2: A Era
de Ultron, tomara que o cachê de Robert Downey Jr não fale mais alto e que a
Marvel prese por um bom filme e não mais jogadas de marketing. Todavia, Capitão
América 2: O Soldado Invernal foi um dos melhores filmes de 2014 e figura o
quarto lugar de nosso top 5, recomendo!
3 – Interestelar
|
Extrapolando a física, Interestelar é mais do que uma viagem ao espaço. (Divulgação) |
Em longas férias após o
fim da trilogia do Cavaleiro das Trevas, Christopher Nolan voltou a ser centro
das atenções em 2014, tudo isso graças a Interestelar, o novo sucesso do
diretor mais espetacular da atualidade. Uma história que extrapola as leis da
física, uma história que prova que o amor ultrapassa as barreiras do tempo e
espaço, é destaque mais uma excelente atuação do atual “campeão” do Oscar,
Matthew McConaughey e de novo Anne Hathaway muito bem. O fazendeiro e
astronauta Cooper é recrutado para uma arriscada viagem interestelar, caso
consiga cumprir com a missão, Cooper salvaria a humanidade e descobriria outro
lugar no qual os seres humanos pudessem sobreviver. O roteiro é espetacular e
bastante amplo, abrindo espaço para muitas discussões, suspense do início ao
fim, Nolan ainda nos presenteou com uma trilha composta por ninguém menos que
Hans Zimmer, Interestelar merece brigar por prêmios, o currículo do diretor e o
grande elenco escolhido, além do ótimo filme, devem garantir ao filme boas
indicações e porque não pensar em prêmios? Merece demais.
2 – Garota Exemplar
|
Rosamund Pike é a grande sensação de Garota Exemplar. (Divulgação) |
Consagrado por Clube da Luta e A Rede Social, David Fincher decidiu se aventurar na história de Gillian Flynn e adaptou a Garota Exemplar para os cinemas, o resultado foi uma atuação monstruosa de Rosamund Pike como a Amy Exemplar e um dos melhores filmes da temporada, fortíssimo candidato a prêmios da Academia. O sumiço de Amy cria um dilema bastante intrigante, terá Nick (Ben Aflleck) sequestrado a própria esposa? Amy teria se envolvido em algo maior que o próprio relacionamento para criar inimigos que dariam fim a moça? Ela seria capaz de ter armado tudo aquilo? Várias hipóteses são lançadas, uma é verdadeira a única certeza é que o filme é excepcional! Apesar de muito longo, o filme não chega a cansar, fazendo com que o telespectador não tire os olhos da tela, vale os longos minutos, vale a atuação indescritível de Rosamund, vale o ingresso e vale o nosso segundo lugar.
1
– Guardiões da Galáxia
Acima de tudo, um filme
para ser bom tem que divertir o espectador e Guardiões da Galáxia diverte da
primeira cena até o pós-crédito, se a Marvel começou o ano acertando com O
Soldado Invernal, ela mostrou que viveu seu auge no meio de 2014, os Guardiões
da Galáxia é o melhor filme produzido pelo estúdio desde que começou a
desenvolver os filmes de maneira autônoma. A produção, dirigida por James Gunn
contou com os badalados Bradley Cooper e Vin Diesel em papeis secundários, mas
que tomaram as rédeas do filme e foram os grandes destaques. Como protagonistas,
tivemos Chris Pratt e Zoe Saldana, com Dave Batista completando o quinteto que
defende a galáxia dos perigos trazidos por Ronan (Lee Pace). Divertido, com
muita ação, e nada de cansativo, é o filme que agrada bem a maioria dos
públicos e fãs de cinema, acredito que Os Guardiões da Galáxia fez com que os
fanáticos pelos quadrinhos enlouqueceram e confirmarem que enfim a Marvel
acertou. É por essas e outras que os Guardiões da Galáxia não teria como estar
em uma posição abaixo da liderança, para mim, foi o melhor filme, vida longa
aos Guardiões! “I I I I'm hooking a feeling!”
|
Guardiões da Galáxia confirmou o auge da Marvel Studios. (Divulgação) |
Menção
honrosa – As Tartarugas
Ninja
|
Cowabunga!!! (Divulgação) |
Diferente de muitos
críticos metidos a intelectuais, o remake de As Tartarugas Ninja me agradou
bastante, o filme manteve as características de cada personagem, a liderança de
Leonardo, a vontade de Raphael, a inteligência de Donatello e a comicidade de Michelangelo.
Mesmo com Michael Bay na produção, as cenas de explosão não deixaram o filme
chato ou até mesmo bobo como os Transformers, ele manteve a boa história das
tartarugas adolescentes e criou um ambiente propício para acirrar a rivalidade
entre Mestre Splinter e o Destruidor. É óbvio que o pecado crucial do longa foi
ter escalado Megan Fox, mas assim como David Fincher errou ao escalar Bem
Affleck em Garota Exemplar, isso não prejudicou tanto o filme, as vezes passou
até despercebido. Valeu a pena o ingresso e não desagradou, é nossa menção
honrosa em 2014.