domingo, 25 de junho de 2017

Resenha: Origens Secretas: Os Maiores Vilões de Gotham City


Dentre todos os super-heróis existentes, poucos são aqueles que, como o Batmam, possuem a sua disposição uma galeria de vilões tão vasta e interessante. Dos mais comuns como o Duas-Caras e o Espantalho, aos mais exóticos como o Pinguim e o Crocodilo, o Cavaleiro das Trevas foi abençoado ao longo dos anos com um rol de personagens que,incrivelmente carismáticos, conseguem não só rivalizar com o protagonista pela atenção do leitor, como também - quando nas mãos de um bom roteirista - carregar nas costas uma história.

Histórias como "Mortal Clay" (Batman Annual #11, 1987) de Alan Moore, "Crise de Identidade" (Batman v1.455-457, 1990) e "Requiem for a Killer" (Batman v1,#471,1991) de Alan Grant, "Medo à Venda" (Detective Comics v1.#571,1987) de Mike W. Barr ou, para citar material mais recente, a série - infelizmente curta demais - "Manicômio do Coringa" (Joker´s Asylum, 2008), são uma provas cabais disso, e é dessa mesma trilha que vem as histórias do encadernado Origens Secretas: Os Maiores Vilões de Gotham City.



Dividindo-se, a grosso modo, em três histórias, teremos, neste volume as histórias "Pecados Originais" (Secret Origens Special #1, 1989), "Pavana "(Secret Origins #36, 1989) e "Um Mundo em Preto e Branco" (Batman: Black and White #2, 1996). Para facilitar as coisas, vamos dividir esse post em três seções.

  • Secret Origins Special #1:

Com roteiro de Neil Gaiman, "Pecados Originais" conta a história de uma equipe de televisão cujo projeto atual consiste em realizar uma série de entrevistas com a nata da criminalidade de Gotham City. Dessa história principal, se desenrolarão, por meio de entrevistas ou depoimentos de terceiros, outras três histórias - respectivamente "A Bicada Mortal", "Quando uma Porta...", e "Algumas Pessoas Gostam de Ir à Praia..." - antes da interessante conclusão da mesma.

Em "A Bicada Mortal", Alan Grant, acompanhado pela arte de Sam Keith, nos apresentará a história de origem do Pinguim, contada pelo mesmo enquanto tortura um antigo desafeto. De longe a melhor história dessa primeira seção - e também a única a cumprir com o título do encadernado- o trabalho de Grant
consegue repaginar um personagem muitas vezes marcado pelo tom cômico e caricato, transformando-o em uma força a ser reconhecida e temida. Transitando em igual medida ora pelo tocante, ora pelo chocante, Grant consegue fazer com que o leitor simpatize e se interesse pelo seu protagonista ao mesmo tempo em que o choca e o repele com a violência e brutalidade do mesmo. Aqui muita pesa a arte de Keith que, escura e de traços mais "grosseiros", reforça o tom pesado e sombrio, grotesco até, da história como um todo.

"Quando uma Porta...", segunda história dessa seção, e mais um trabalho de Neil Gaiman e arte de Bernie Mireault e Matt Wagner se debruça sobre o Charada. Levando em conta o modus operandi do personagem, nenhuma resposta direta é dada ao longo da história, que antes levanta mais perguntas. Ao invés disso, vemos uma interessante reflexão feita por um envelhecido - e já aposentado - E.Nigma sobre as diferenças entre o seu tempo e o "agora". Sobrevivente de uma era mais inocente - muito provavelmente a do antigo seriado de televisão dos anos 60 - a atual violência e seriedade das coisas o surpreendem e chocam, ao mesmo tempo em que o fazem sentir falta dos tempos mais simples - e bizarros, até - do passado, tempos marcados pelos grandes e loucos esquemas, muitas vezes pouco práticos e sem sentido, mas que davam ao mundo dos quadrinhos uma cor e uma ingenuidade que se perderam completamente com o tempo.
 "Quando uma Porta...." é, em resumo, uma bela e interessante carta de amor a um passado que, ao mesmo tempo que modelou toda uma geração, nunca mais vai se repetir - ainda que, conforme é revelado pelo final - apresente muitas coisas e ideias que possam ser reaproveitadas e retrabalhadas por uma nova geração.

Finalmente, temos : "Algumas Pessoas Gostam de Ir à Praia...", de Mark Verheinden com arte de Pat Broderick e Dick Giordano, é dedica ao Duas-Caras. Narrada por Grace Dent, a esposa do ex-promotor público, vemos um confronto entre o vilão e um criminoso que, condenado pelo mesmo nos seus dias como promotor de justiça, parte em busca de vingança, fazendo sua esposa de refém. Única história que se conta pelo ponto de vista de um terceiro, "Algumas Pessoas[...]" deixa entrever todo o drama em torno do Duas-Caras, focando não só no personagem em si, como também naqueles ao seu redor. Do ponto de vista de Dent, temos o conflito do mesmo com os laços que o prendem ao seu passado, laços que ele é incapaz de romper ou reconstruir, ficando preso entre essas "duas vidas". Do ponto de vista de Grace, temos, incrivelmente, a esperança. Apesar de ver seu marido transformado num monstro, ela ainda acredita que Dent é capaz de se livrar de sua outra personalidade, largando a persona do Duas-Caras e voltando a ser o homem que era. Dessa dicotomia entre a esperança de um, e o desespero do outro a história constrói não só o seu drama, mas também o seu protagonista - ao mesmo tempo em que o separa dos demais super-vilões que infestam a cidade.

Particularmente, considero esta a história mais fraca desta seção, ainda que não consiga definir exatamente o porquê. Simples e direta, "Algumas Pessoas[...]" por algum motivo empalidece quando comparada às suas antecessoras, mas sem ser, nem por um instante sequer, uma história ruim. Talvez seja apenas uma questão de tom, mas, muito provavelmente, não passa de uma questão de gosto pessoal.

De qualquer forma, vamos para a próxima história.
  • Secret Origins #36
  Dedicada à Hera Venenosa, "Pavana" é de longe a melhor história do encadernado. Com roteiro de Neil Gaiman - de novo - e arte de Mark Buckingham, acompanhamos o trabalho de recrutador do Esquadrão Suicida enviado para descobrir se Pamela Isley seria uma boa adição à equipe. Contudo, à medida em que se aproxima cada vez mais da vilã, o agente se vê mais e mais envolvido, sendo seduzido e manipulado pela mesma.

Com um ritmo incrível, acompanhamos o agente em seu mergulho vertiginoso rumo à obsessão e os efeitos causados pela mesma em sua vida. Plenamente consciente do que está acontecendo, ele continua incapaz de resistir à Hera, o que dá à história uma atmosfera cada vez mais tensa, claustrofóbica e opressiva até o último desenlace que, ainda que traga a "libertação" do agente, é um verdadeiro fruto da atmosfera precedente, dando continuidade a toda a loucura e claustrofobia da história.

Ainda que apareça pouco, e como coadjuvante, esta talvez seja uma das melhores histórias já feitas com a Hera Venenosa. Bela, porém terrível, sedutora, porém cruel, todo o escopo e caráter da personagem consegue ser trabalhado e definido em "Pavana" que, ao mesmo tempo em que entrega a história de origem da mesma, o faz na forma de um belo  - e muitíssimo bem construído - suspense psicológico.

  • Batman: Black and White #2:
 Fugindo do tema do encadernado, e atuando mais como um bônus, temos "Um Mundo em Preto e Branco", novamente de Neil Gaiman, mas com arte de Simon Bisley. Nessa história bem curta - basicamente quatro páginas -  temos uma discussão sobre a relação do Batman com o Coringa. Mas, ao invés de se focar na relação de inimizade, vemos os dois como amigos, ou melhor, companheiros de trabalho. Situada num estúdio/teatro, vemos os dois discutindo - e reclamando - de coisas triviais como 'quem fica com as melhores falas' ou quem faz as melhores entradas - enquanto esperam pela hora certa de "entrar em cena". Curiosa e divertida, "Um Mundo em Preto e Branco", nos faz repensar um pouco na estranha simbiose que é a relação herói x vilão, ao mesmo tempo em que entrega algumas pequenas e sutis críticas a indústria/mercado dos quadrinhos em si.


  • Em resumo...
 Ainda que se proponha a apresentar a origem de alguns supervilões, Origens Secretas: Os Maiores Vilões de Gotham não é aquilo que poderia ser considerado uma leitura essencial ou indispensável, sendo antes uma curiosidade ou um complemento. É uma leitura divertida e agradável, é verdade, e muito bem equilibrada, carregando  algumas histórias fenomenais - como é o caso de "Pavana" - e algumas outras pérolas - "A Bicada Mortal", um dos poucos trabalhos do Alan Grant a serem republicados por aqui -, ao mesmo tempo que também carrega sua dose de histórias medianas - como é o caso de "Algumas Pessoas Gostam de Ir à Praia..." - mas nada que realmente tire o apelo ou a força do presente volume.

Mais uma antologia dos trabalhos de Neil Gaiman  no universo do Morcego, um trabalho menos conhecido do que os seus demais trabalhos para a Vertigo,  do que qualquer outra coisa, Origens Secretas é uma uma pedida certa para os fãs mais ardorosos do escritor inglês, o mesmo se aplicando aos fãs mais ardorosos do Batman. Também é uma leitura recomendada para aquela distinta classe de leitores que consegue apreciar uma boa história independente de personagem/editora/escritor e que por ventura tenham algum dinheiro sobrando - uma vez que podemos considerar o encadernado salgado em termos de preço, tendo um preço sugerido de R$22,90 por 92 páginas, em contraste com outros produtos também da Panini que, pela mesma faixa de preço, apresentam o mesmo acabamento e um número de páginas bem maior.
Mesmo assim, vale lembrar que existem materiais tão (ou mais) interessantes do que o presente encadernado no mercado de quadrinhos atual.