terça-feira, 8 de outubro de 2013

Especial de Halloween - Ano II - 10 Histórias

Saudações, habitantes das trevas! Retornando ao blog bem à tempo de aproveitar as comemorações de Halloween, vamos dar inicio ao segundo ano do especial, desta vez estreando uma nossa coluna intitulada "10 Histórias". Creio que o nome já é auto explicativo, mas, para quem não entendeu de primeira, vamos reservar esta coluna para comentarmos e separarmos 10 histórias de alguns autores  do gênero fantasia-terror recomendadas para o Dia das Bruxas. Como toda a seleção, esta se baseia em gostos particulares, de como que é muito provável que alguns histórias que vocês gostem possam não aparecer por aqui - e é por isso que existe a sessão de comentários..
Nota, as histórias não estão em ordem de preferência, mas na ordem em que eu fui me lembrando delas.

 Enfim, começaremos a nossa coluna 10 Histórias com o mestre do Horror e da Fantasia, H.P.Lovecraft:


10 Histórias:

H.P.Lovecraft

 




10 - O Chamado de Cthulhu (The Call of Cthulhu):
Bem, não poderíamos fazer uma lista com dez histórias do autor sem incluir esta que se tornou um sinônimo de seu nome (além de uma bela música do Metallica).  Na história, após o falecimento de seu tio, sob condições suspeitas, o narrador entra em contato com seus diários, recortes de jornais, depoimentos e um estranho ídolo feito de argila. Lentamente, através dos objetos, vamos descobrindo a terrível história de um macabro culto e do mal inominável que repousa nas profundezas dos mares.

9 - As Paredes de Eryx (In The Walls of Eryx):

Um belo exemplar de ficção científica.Após o esgotamento dos recursos energéticos do planeta Terra, a humanidade é levada a procurar novos recursos em novos planetas. Em Vênus, existe um cristal capaz de substituir os combustíveis, mas a sua extração coloca os humanos em conflito com os reptilianos nativos do planeta. Enquanto isso, um explorador busca a saída de um labirinto de paredes invisíveis antes que o seu suprimento de oxigênio chegue ao fim.

8 - O Forasteiro (The Outsider):

 sem imagens porque qualquer imagem seria um spoiler.

Após um longo tempo aprisionado em um castelo mal iluminado cercado por árvores gigantescas e praticamente sem memória alguma de seu passado. Um homem resolve escalar uma torre e descobrir o que se esconde em seu interior, mas será que ele realmente quer saber o que o aguarda na torre?
Parando por aqui para não me animar e dar algum spoiler, digo apenas que essa história surpreendente tem uma reviravolta fantástica!


7 - O Habitante das Trevas (The Haunter of the Dark):

 Um poeta fascinado pelo oculto se muda para a antiga cidade de Providence, Rode Island, e da janela de seu estúdio ele observa a torre de uma antiga e abandonada igreja temida pelos habitantes das redondezas. Sua curiosidade por fim o leva a adentrar na velha e temida construção, onde ele encontra algo mais além das teias de aranha, da poeira e dos velhos livros profanos que jazem intocados pelos séculos. Algo que ele inadvertidamente trás de volta ao mundo, e que terminará lhe cobrando um alto preço por isso.



6 - Um Sussurro nas Trevas (A Whisperer in the Dark):

A descoberta de um estranho corpo após fortes chuvas que ocasionaram enchentes no estado de Vermont, E.U.A, levam a uma série de grandes debates em meio à comunidade científica. O mais ferrenho opositor da teoria da existência de alguma forma de vida estranha, Albert Wilmarth, recebe a carta de um habitante local, Henry Akeley, disposta a provar de que ele está errado desde que a coisa toda seja abafada. A carta é seguida por outra e logo os dois homens estão em um acalorado debate sobre a suposta conspiração alienígena que habitam as montanhas do estado de Vermont. No entanto, a correspondência entre os dois parece desagradar aos aliens e isso pode trazer consequências terríveis para ambos os envolvidos. 

5 - O Horror em Martin´s Beach ( The Horror at Martin´s Beach):

Uma estranha criatura marinha é morta por um grupo de marinheiros, após os exames feitos por alguns biólogos é constado que a criatura morta é apenas um infante. Uma vez  desimpedido, o capitão da tripulação resolve ganhar algum dinheiro com o corpo da criatura e, após adaptar seu barco, saí viajando ao longo da costa americana até chegar em Martin´s Beach, onde seu barco é misteriosamente levado - e jamais encontrado. E assim começa a vingança da monstruosa mãe da estranha criatura marinha.

4 - A Cor que Caiu do Espaço (The Colour Out of  Space):
              
Uma enorme faixa de terra morta se espalha pelo oeste de Arkham. Curioso com o fato, um jovem inspetor investiga a região em busca do motivo de tal desolação. É então que ele encontra um velho ancião que habita próximo da região e que lhe conta a história de como uma enorme área verde que continha a fazenda de uma pequena família foi drasticamente alterada  após a queda de um estranho meteorito de cor indescritível. A queda logo atraiu a atenção dos cientistas que, após exaustivas investigações, não conseguiram determinar a origem ou a constituição do estranho meteorito. Esta história é um belo exemplo daquilo que o autor viria a chamar de cosmicismo.

3 - Dagon:

Um dos primeiros trabalhos profissionais do autor (o outro foi "A Tumba"). Aqui, um marinheiro capturado durante a guerra foge do navio inimigo em um pequeno bote. Após dias à deriva no oceano, o marinheiro acorda e descobre que algo aconteceu durante seu sono algo aconteceu que lavou uma série de detritos - ossos - e alterou a consistência do mar - que passou de verde para um viscoso e grosso líquido negro. Mais ainda, uma estranha ilha se formou no meio do nada. Após finalmente conseguir atracar na ilha, o marinheiro prossegue uma investigação que o conduz até o seu interior, onde um estranho pilar - cheio de inscrições de um povo antigo - se ergue de uma pequena lagoa Mas não é só o pilar que aguarda o pobre marinheiro naquela ilha.                                             

2 - O Sabujo (The Hound):

Uma dupla de violadores de túmulos com uma estranha fascinação pelo mórbido criam um pequeno museu no interior de sua mansão, local para onde levam os espólios de seus roubos. Durante uma viajem à Holanda, um rumor de que um antigo e sinistro túmulo pode conter um sinistro ocupante faz com que os dois homens abram o caixão e roubam o estranho amuleto de jade que se encontra de posse do cadáver.                                                                                                Ao voltar para sua casa, no entanto, eles começam a sentir que há algo de errado. Algo de alguma forma relacionado com o estranho amuleto que eles roubaram e que uiva durante a noite.Algo que irá persegui-los até o fim de suas vidas na terra.


1 - O Depoimento de Randolph Carter (The Statement of Randolph Carter):

 Após se recuperar de um colapso nervoso, Randolph Carter é interrogado pelas autoridades sobre o desaparecimento de seu amigo e grande estudante do oculto, Harley Warren.
 Assim, Carter narra como ele e seu amigo entraram em um cemitério distante na calada da noite, e, após abrirem uma determinada tumba, como seu amigo desapareceu em meio as trevas que escondiam uma aparentemente infindável escada, assim como o suposto trágico fim de seu amigo. Fim este tão horrível que foi responsável pelo seu colapso nervoso.




Pois bem, senhores, esta foi a primeira coluna 10 Histórias. Na próxima coluna trarei até vocês 10 histórias de outro grande mestre, Edgar Allan Poe. Até ali, estamos abertos a críticas e sugestões.

Inté próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário