terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Vicky Cristina Barcelona – Resenha Crítica

Olá, fãs do cinema e amigos da Sala Reclusa, hoje preparei uma resenha sobre um filme que nem é muito recente, mas o mestre, o gênio, uma lenda viva da história do cinema merece qualquer tipo de elogio ou de texto. Vicky Cristina Barcelona foi lançado em 2008, mais uma boa obra de Woody Allen, que conta a história de Vicky (Rebecca Hall) e Cristina (Scarlett Johansson), duas amigas americanas que vão se aventurar num verão em Barcelona.
Filme que rendeu bons frutos em 2008 (Cartaz Oficial)

Vicky é uma mulher decidida, independente que está estudando a cultura catalã e também está prestes a casar. O porém na história dela é que na verdade, ela está louca para experimentar outras coisas, viver realmente outras aventuras, até que ela conhece Juan Antonio Gonzalo (Javier Bardem), um sedutor pintor espanhol que chama atenção não só de Vicky, mas também de Cristina, causando um verdadeiro problema. Cristina é completamente o oposto de Vicky, é uma mulher com mente de adolescente, que ainda deseja viver um sonho e topa tudo em relação a novidades.

Cristina logo se interessa por Juan, fazendo com que Vicky aceite o convite do até então estranho espanhol em viajar para uma pequena cidade chamada Oviedo, lá a magia acontece. Juan leva Cristina para cama, só que não contava com o imprevisto de uma maldida úlcera atacar a americana sedenta de desejo. Triste fim para Cristina, ela perde o fim de semana, enquanto Juan aproveita o resto do tempo com Vicky, resultando em uma noite de amor entre os dois, fazendo com que ela reflita se realmente gosta do seu noivo Doug (Chris Messina).

Scarlett Johansson e Penélope Cruz protagonizam
cenas quentes. (Observatório Feminino)
O fim de semana termina e a vida volta ao normal, para Cristina, tudo fica na mesma situação, ela super interessada em Juan, enquanto Vicky está confusa e completamente apaixonada pelo espanhol. O tempo passa e Cristina e Juan começam a morar juntos, tudo vai indo bem, até que María Elena, a ex-esposa histérica de Juan retorna e passa a morar junto com os dois, conturbando a relação no início. Seguindo a história, Vicky se casa e aproveita a lua de mel com Doug, o problema é que ela segue o dilema de não ter conseguido esquecer Juan, sendo fria boa parte das vezes com seu esposo.

Cristina enfim se entende com Juan e María Elena, passando a se relacionar com os dois, por incrível que pareça, enquanto perdura esse relacionamento a três para lá de inusitado, é o momento em que os três se mostram mais felizes. Juan pinta de forma inspirada, María não sofreu recaída e vive muito feliz e Cristina segue curtindo uma nova experiência, praticamente decidida a continuar com tamanha maluquice.

O desenrolar da história começa a se desenhar quando Cristina rompe com o relacionamento, tumultuando tudo, pois Elena se desespera e retorna com seus problemas, causando discussões que nunca terminam com seu amado esposo. Vicky, então, conversa com sua tia Judy (Patricia Clarkson) e assume que está apaixonada por Juan, conseguindo, enfim voltar a se encontrar com o sedutor pintor. Quando os dois se encontram, ela parece perder um encanto, percebendo que foi só uma aventura, algo que não era ela, principalmente quando Elena entra com um revolver na mão pronta para atirar, na confusão, um tiro de raspão atinge Vicky.
Nota oito para o longa em terras catalãs. (Observatório Feminino)

O filme termina quando as duas amigas voltam a se entender, não houve uma briga direta, mas o fuzuê vivido em Barcelona certamente abalou um pouco com o relacionamento, embora Cristina jamais ter descoberto a verdade entre Juan e Vicky. Vicky volta mais do que decidida de que sua vida com Doug é certa e duradoura, algo que não deveria ter sido abalado. Enfim, o filme é mais um grande sucesso de Woody Allen, não se compara aos seus dois sucessos posteriores, Meia Noite em Paris (2011) e Para Roma Com Amor (2012), mas é sem dúvida, um longa interessante e divertido para quem curte o bom e velho diretor americano. O filme premiou Penélope Cruz, que conquistou o Oscar de melhor atriz coadjuvante e o longa ainda conquistou o Globo de Ouro de melhor filme.

Nota: 8,0.

Um grande abraço!