quarta-feira, 12 de março de 2014

Dr.Destino e Dr.Estranho - Triunfo e Tormento - Resenha

Saudações, fieis leitores! Retornando após um longo hiato de postagens, volto até vocês para trazer a resenha de uma das melhores HQs do há muito finado selo Graphic Marvel e relançando pela Panini no ano passado. Sob a batuta de Roger Stern, Mike Mignola e Mark Badger, é com grande orgulho que trago até vocês a resenha de Triunfo e Tormento.

                                                  (Capa do encadernado da Panini)





 Apesar da vasta profusão de personagens que podem ostentar o título de doutor nas vastas galerias do universo Marvel - e aqueles que efetivamente o usam em seus próprios nomes - poucos são aqueles capazes de rivalizar com a importância, e disparidade, da dupla desta graphic novel

De um lado, temos um ex-cirurgião que após um acidente de carro perdeu a capacidade de operar. Desesperado, ele gastou parte de sua vasta fortuna em busca de alguém capaz de curá-lo, até que suas viagens o levaram ao retiro nas montanhas do Ancião. Lá, o outrora arrogante cirurgião aprendeu uma valorosa lição sobre humildade e se tornou, após extensivo treinamento, aquele que conhecido como o Mestre das Artes Místicas. Do outro, um déspota egocêntrico e altamente inteligente, seriamente deformado por sua própria arrogância cujo segundo maior objetivo na vida é dominar o mundo.

A pergunta que surge então é: como personagens tão diferentes entre si poderiam compartilhar uma mesma história?

A resposta, fiel leitor, o aguarda no próximo parágrafo.

A cada cem anos, os maiores magos da terra são convocados pelo Mestre  Genghis para o desafio do Vishanti - a grande tríade mística que protege a Terra no Universo Marvel - onde eles serão testados  e dentre todos um será nomeado o Mago Supremo. E, na disputa desse século, entre os convocados estão o Dr.Estranho e o Dr.Destino - que, apesar de ser conhecido mais como um gênio científico do que como mago, também é relativamente bem versado nas artes místicas.  

Ao longo da disputa, os "maiores" magos da Terra são sistematicamente dizimados até que apenas os dois protagonistas permaneçam de pé, mas apenas por pouco perto, uma vez que Destino também é derrotado e Estranho consegue se tornar o vencedor. No entanto, como sempre acontece em grandes eventos ligados ao lado místico do universo, a vitória de Estranho não vem sem um porém. E esse porém vem justamente na forma de um dever. Como Estranho ganhou a disputa, é seu dever, como novo mago supremo, realizar - ou ajudar - aquele que ficou em segundo lugar.

De início, Estranho se opõem a ideia, uma vez que Destino é notório por suas inúmeras tentativas de dominar o mundo. No entanto, para surpresa de Estranho - e do leitor - "tudo" o que  Destino solicita é o auxilio de Estranho para salvar a alma de sua mãe que se encontra presa no Reino de Mefisto - mais conhecido como Inferno - após um pacto mal sucedido.

Bom, agora eu sou forçado a fazer uma breve retrospectiva sobre o passado do Dr.Destino. No entanto, se vocês não quiserem ler podem pular o próximo parágrafo.

Nascido na Latvéria , um pequeno país do Leste Europeu, Victor Von Doom nasceu e cresceu em meio ao povo cigano que vagava pelo país. Perseguidos pelo grande Barão da Latvéria - que um dia viraria o rei do país - a situação dos ciganos era, no mínimo, deplorável. Revoltada com essa situação, Cynthia Von Doom faz um pacto com Mefisto. Em troca de sua alma imortal, o demônio daria a ela o poder necessário para salvar seu povo. Mas como sempre ocorre com pactos com o demônio, nem tudo saí como deveria, pois apesar de dar a Cynthia o poder para derrotar os exércitos do Barão, Mefisto não dá a ela o poder para controlá-los, de tal forma que na primeira noite em que ela usa seus poderes em uma vila isolada, soldados e recém nascidos encontram a morte. Arrasada com a monstruosidade que acabou de fazer, Cynthia foge para os bosques, onde é encontra a morte pelas mãos de um soldado.

Voltamos agora à programação normal.

Comovido pelo pedido de Destino -e obrigado pelo Vishanti -, Estranho concorda e parte em seguida para a Latvéria, onde irá treinar Destino de modo a também prepará-lo para a próximo descida ao Inferno. Uma vez prontos, os dois doutores descem as profundezas do Inferno, onde são recebidos por uma horda de demônios que, após um longo e exaustivo combate, consegue separar os dois. Destino é levado à presença de Mefisto, enquanto que Estranho passa pelo pão que o diabo amassou.

A partir daqui começam os spoiler. Como é contra minha política dar spoilers aos leitores desavisados, os próximos parágrafos seguem em branco, de tal modo que tudo o que você precisa fazer para lê-los é passar o mouse por eles.

Ciente do motivo que traz Destino aos seus domínios, Mefisto faz uma barganha com ele. Em troca da liberdade da alma da mãe  de Von Doom, tudo o que Mefisto pede é que lhe Destino entregue o Dr.Estranho. Paralelamente, Estranho revive uma versão distorcida de toda sua vida, onde, em vez de encontrar a redenção através do Ancião, ele é condenado a ser mais um ser humano medíocre. Percebendo que isso é o ardil de algum demônio, Estranho revida, conseguindo escapar das garras de seus algozes. Avançando pelas planícies infernais, Estranho encontra Destino prestes a ser morto por um grupo de demônios. Pensando rápido, o Mestre das Artes Místicas ataca os demônios e, quando ajuda Destino a ficar de pé, recebe uma poderosa descarga elétrica da armadura.

Destino havia traído seu companheiro.

Entregando o Dr.Estranho à Mefisto, Destino vê o demônio não só libertar a alma de sua mãe, como lhe dar um corpo. Quando estão para sair dos domínios de Mefisto, Cynthia percebe o que seu filho fez por sua liberdade e, horrorizada por tamanha traição, se recusa a sair do Inferno, alegando que se recusava a ser salva naquelas condições e se tornando em uma estátua de barro, para desespero completo de Destino e deleite de Mefisto, que planejou tudo aquilo.

Revoltado com a perfídia de Mefisto, Estranho consegue se libertar e percebe que recebeu ajuda de uma fonte inesperada. Percebendo o ardil de Destino, Mefisto se volta contra os dois magos - que se engalfinham em um combate mortal onde suas próprias almas estão em jogo. Perdendo a paciência com ambos, Mefisto assume sua verdadeira forma e os engole. Conjurando um escudo para proteger a si mesmo, Destino e a estátua de sua mãe das chamas do interior do demônio, Estranho pensa desesperadamente em uma maneira de salvá-los, e a encontra na forma da mãe de Destino. Liberando a alma contida na estátua, Estranho lança a alma de Cynthia Von Doom no interior do corpo de Mefisto, que cospe todos para fora de si, enquanto convulsiona em extrema dor e agonia.  Uma vez do lado de fora, Estranho explica que, por Cynthia Von Doom ter se recusado a sair do Inferno em troca da alma de um inocente, sua alma havia se purificado a tal ponto que não poderia mais ser contida naquele plano.

Mefisto ainda tenta atacar os doutores, mas é alertando que, mesmo que ele os mate, as almas deles jamais serão suas, tendo em vista tudo o que eles passaram para libertar a alma de Cynthia. Irado com a derrota, Mefisto expulsa os dois de seus domínios. Uma vez de volta ao castelo de Destino, Estranho questiona Von Doom sobre as ações por ele tomadas no Inferno. Mais precisamente sobre se Destino tinha plena consciência de que iria ser preciso sacrificar o amor de sua mãe por ele em troca de sua libertação do Inferno. Depois de ser cordialmente expulso do castelo por Destino, Estranho conversa com Bóris - o fiel servo de Destino - que revela que tudo aquilo nada mais fora do que um plano de Von Doom.


Em suma, Triunfo e Tormento é uma obra magistral. Roger Stern consegue  trabalhar absurdamente bem um personagem tão multifacetado e complexo quanto o Dr.Destino. Poucas vezes Von Doom foi apresentado de forma tão humana - mas sem jamais perder a majestade, ao contrário daquela bizarra aparição no 11 de Setembro. Talvez um dos problemas na história esteja no  Dr.Estranho, que vira um personagem bem secundário, mas mesmo assim, ele consegue ser mais bem trabalhado do que muitos protagonistas nas HQs de hoje. Mefisto também consegue roubar a cena em muitos momentos, mas não é nada comparado à Destino.

Quanto a história, não encontro uma boa maneira de descrevê-la, pois sei que não tenho palavras para fazer jus à ela. Triunfo e Tormento  é uma daquelas histórias cativantes que prendem o leitor do início ao fim, como também é uma das histórias mais comoventes e complexas que já li em toda minha vida. Uma daquelas histórias nas quais você geralmente precisa de uma grande caixa de lenços por perto ao chegar no fim. Não só uma história de busca, é também uma história de amor e de sacrifício, que nos leva a pensar sobre até que ponto pode chegar o amor de um filho por sua mãe. Em resumo, essa minha tagarelice sem sentido só vai fazer sentido quando vocês lerem. Somente então vocês entenderam onde eu quero chegar.

 
Quanto a arte do Mike Mignola...bom, falar disso é como chover no molhado. O cara é foda, mesmo no começo de carreira, e o roteiro dá oportunidades de sobra para ele provar isso. Seja desenhando castelos majestosos, templos abandonados no meio da selva ou o próprio Inferno o cara esbanja talento, talento este altamente destacado não só pelo formato como pelo papel no qual a edição foi relançada pela Panini.

Por outro lado, a Panini também está de parabéns por relançar essa obra-prima das HQs em um formato tão bonito e por um preço tão acessível. Agora é só ficar na torcida e esperar que ela continue a publicar os outros excelentes títulos que saíram pelo selo Graphic Marvel.


Nota Final - 10

Triunfo e Tormento foi lançado pela editora Panini em Maio de 2013, tem 86 páginas, formato (21 x 28 cm), Capa Dura, em Cores e preço sugerido de R$ 21,90 - apesar de se poder encontrar mais barato em outros lugares.