segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Marvel Agent´s of S.H.I.E.L.D - Uma Boa Ideia Tratada de uma Péssima Forma




Saudações, fieis leitores! Retorno desta vez não para comentar sobre HQs, mas sobre uma série de TV - que é, de certa forma, um derivado de HQs. A série em questão é a Marvel Agent´s of S.H.I.E.L.D. A análise geral você acompanha aqui:

        (Logotipo oficial da série)



Bem, antes de mais nada, aqui vai um rápido resumo sobre a série, retirado do site Agents Of Shield Brasil
"A trama de Agents of SHIELD se passa depois da batalha por Nova York de Os Vingadores. O agente Phil Coulson – cuja morte foi forjada por Nick Fury – organiza um pequeno grupo de agentes para resolver casos que ainda não foram classificados. O time consiste do correto agente Grant Ward (Brett Dalton), expert em combate e espionagem, da piloto e especialista em artes marciais agente Melinda May (Ming-Na Wen) e dos cientistas brilhantes mas introvertidos agente Leo Fitz (Iain De Caestecker) e agente Jemma Simmons (Elizabeth Henstridge). A eles se junta uma recruta civil, a hacker Skye (Chloe Bennet)."

  Bom, como já deve ter ficado claro, a série é basicamente um caça níqueis, mas, mesmo os caça níqueis - ou principalmente eles - tem uma forma sedutora de se apresentar aos incautos telespectadores e, talvez, a Agents tivesse a mais sedutora das formas. Primeiramente por trazer Joss Whendon de volta ao formato que o consagrou perante o público americano  e, em segundo lugar, por ser a primeira "expansão" do Universo Marvel cinematográfico - o que, por si só, já traria inúmeras possibilidades diferentes e excitantes a cada episódio. - o que poderia preparar o terreno para as continuações das franquias e para a própria sequência dos Vingadores.

 Foi então que veio o episódio piloto da série, um episódio fraco que teve lá os seus poucos momentos. Mas isso é natural, uma vez que o episódio piloto nada mais é do que um rascunho geral do que vai ser apresentado. Então veio o segundo, depois o terceiro e assim até o sexto episódio, mas a situação geral continuava a mesma. Nada de novo, original ou envolvente o suficiente para fazer com que você acompanhasse a série.

Mas o que, em nome de Odin, poderia estar errado? Como uma série que parecia tão promissora terminou se revelando fiasco?

 Basicamente, o problema da série são dois a  história - e dentro desse quesito se incluí a maneira como ela é desenvolvida - e as atuações.

Quanto a história, a série opta pelo caminho arriscado de criar novas histórias ao invés de aproveitar o vasto material desenvolvido ao longo de quase 70 anos pela Casa das Ideias que, quando aparece, são na forma de referências aqui e acolá ou de um ou outro personagem. Isso por si só não seria um problema - isso se você não for um fã xiita, como este que vos escreve, que esperava ver organizações como o Zodíaco, a Hidra, I.M.A. ou qualquer outra - se as histórias fossem originais ou ousadas, algo que expandisse de maneira inteligente o Universo Marvel até agora apresentado, mas isso é algo que não ocorre. De fato, a impressão geral de ver algum episódio de Agents é a de que se está vendo algum episódio mal elaborado e com mais efeitos da saudosa série Arquivo X
Não, isso não é exagero, se você parar para comparar as duas séries, verá que muito coisa é igual, até mesmo muitos dos personagens de Agents parecem que foram pegos "emprestados" da finada série - e isso nós leva as atuações.

Nenhum dos personagens da equipe principal chega a ter muito tempo de tela, mas quando tem, eles não sabem aproveitá-lo.Nenhum dos atores tem  o carisma, ou talento necessário para chamar a atenção. E a situação só piora quando eles são forçados a viver algum dos típicos dramas de séries que envolvem a "equipe-família". Seus personagens, também não ajudam, nada mais sendo do que refugos das equipes de C.S.I. Talvez só Clark Gregg realmente saiba o que está fazendo ali, reprisar o mesmo Agene Coulson - que ainda não teve sua volta do mundo dos mortos explicada - da série Homem de Ferro e Os Vingadores.

Não à toa, a série vem sofrendo com baixos índices de audiência lá fora, apesar de a ABC já ter garantido uma segunda temporada.


Status da Missão - À Espera de um Milagre